Notícia
Uma viagem pela Ave Maria
08/03/2016
Conheça os lugares e eventos que ajudaram a compor a oração mariana mais importante do mundo.
Por Mateus Leonardi Redivo
Estátua de Nossa Senhora no sopé do monte Rouxinol, Turquia.
A casa onde a Virgem Maria viveu seus últimos anos na Terra, localizada próxima à cidade turca de Selçuk, no topo do monte Rouxinol, faz parte de algo único: um Santuário Católico-Muçulmano dedicado a Nossa Senhora. Próximo dali, nas ruínas do que foi a segunda maior cidade do Império Romano, Éfeso, ainda restam algumas paredes e a pia batismal da primeira Igreja dedicada a Santa Maria no mundo.
Mas não vamos falar sobre esses poucos km², tão importantes para nossa religião quanto a Cidade Santa de Jerusalém. Este texto tem, na verdade, o objetivo de elucidar onde e como a AVE MARIA foi criada. Justiça seria feita, então, se pelo menos a narrativa começasse lá…
Escombros da primeira Igreja dedicada a Nossa Senhora no mundo.
Éfeso foi palco do terceiro Concílio ecumênico da história, realizado no ano de 431. Convocado pelo imperador bizantino Teodósio II, a reunião dos lideres cristãos debateu, entre outros assuntos, a doutrina de Nestório: Arcebispo de Constantinopla que negava à Virgem o título de Theotokos ou, em bom português, MÃE DE DEUS.
Após muita discussão o precursor do nestorianismo* foi considerado herege e sua ideia descartada. Mas, como sempre foi e vai ser, o suplício de uns é o alívio de outros. Trancado em uma sala da Basílica de Santa Maria Maior, há 2.030km de distância, o Papa e devoto fervoroso de Nossa Senhora, Celestino I, aguardava ansioso pela sentença destinada à Maria.
Basílica de Santa Maria Maior, Roma.
Por ter sido o primeiro pontífice da história a se ausentar de um Concílio, ele não soube que Jesus teve sua divindade reconhecida, e Maria sua maternidade consagrada, até o momento em que abriram a porta da sala onde estava. “MARIA É A MÃE DE DEUS” disse o mensageiro para confirmar sua fé, em cheque ainda há pouco.
Emocionado, ajoelhado e com as mãos elevadas ao céu, Celestino I proclamou sem ter feito rascunho ou medido a métrica: – SANTA MARIA, MÃE DE DEUS, ROGAI POR NÓS PECADORES AGORA E NA HORA DA NOSSA MORTE, AMÉM. Pronto! Naquele instante (julho de 431) e lugar (Roma) foi criada a resposta da oração mariana mais importante do mundo, baseada nos episódios da ANUNCIAÇÃO e da VISITAÇÃO.
A primeira parte foi construída com as palavras do anjo Gabriel, que em “março do ano 0” apareceu numa pequena cidade da Galiléia chamada Nazaré para anunciar: – AVE (MARIA) CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR É CONVOSCO (Lc 1,28).
A gruta onde o anjo Gabriel apareceu à Maria fica, hoje, no interior da Basílica da Anunciação.
Ainda no Evangelho de São Lucas, mais calma e já ciente do seu papel na Terra, Maria encontrou sua prima Isabel, que cheia do Espírito Santo completou: – BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES E BENDITO É O FRUTO DO TEU VENTRE (JESUS) (Lc 1,42). Estas palavras, proferidas nas montanhas da Judéia, fazem parte da principal oração do Rosário e carro chefe de todas as súplicas, penitências e agradecimentos feitos às diversas Nossas Senhoras espalhadas pelo mundo.
A Basílica da Visitação foi construída no local do encontro entre Maria e sua prima Isabel.
A AVE MARIA EM NOSSOS CAMINHOS
A oração está presente em quase todas as nossas viagens. O Caminhos de São Paulo, por exemplo, é o roteiro que passa por Éfeso, onde João Evangelista viveu com Maria depois que Jesus, ainda na cruz, lhes disse: “EIS AÍ A TUA MÃE” e “MULHER, EIS AÍ TEU FILHO”. (Jo 19, 26-27).
O Caminhos da Fé, por sua vez, visita a Basílica dedicada ao famoso Milagre da Neve ocorrido em 5 de agosto de 358 na Colina Esquilino (uma das sete de Roma). Nesta data, em pleno verão mediterrânico, nevou no momento em que Nossa Senhora apareceu ao Papa Libério para pedir que uma capela fosse construída no local. Reza a lenda que o Santo Padre traçou, ainda na neve, a área em que seria edificado o Santuário. Detalhe: o fenômeno meteorológico é tão raro em Roma quanto em Curitiba.
Continuamos o giro pelo Caminhos da Luz, que vai até as regiões bíblicas da Galiléia, da Samaria e da Judéia (atuais Israel e Cisjordânia) refazer os passos de Jesus, sua família a apóstolos na Terra Santa. Percorremos também os Caminhos de Maria e de Guadalupe, que visitam os principais Santuários Marianos do mundo: Fátima, Lourdes, La Salette e Paris (Medalha Milagrosa) na Europa e Cidade do México (Guadalupe) na América Central.
Já o Caminhos de João Paulo II é dedicado ao único Papa que consagrou seu pontificado a Nossa Senhora. Este roteiro também passa por dois importantes Santuários Marianos: Czestochowa (Polônia) e Schoenstatt (Alemanha).
*Doutrina cristã que enfatiza a diferença entre as naturezas humana e divina de Jesus, diminuindo o papel de Nossa Senhora na história do Cristianismo.
Coroação de Nossa Senhora no Santuário de Fátima, Portugal.
RESERVAS E MAIS INFORMAÇÕES
Telefones (41) 3018-1571 e (41) 99803-0006 ou email contato@caminhosviagens.com.br
LEIA TAMBÉM
Caminhos de Maria: uma viagem pelas aparições de Nossa Senhora