Notícia
Retrospectiva da Misericórdia 2016
22/11/2016
367 dias após a abertura do Jubileu em Bangui, na República Centro-Africana, as Portas Santas de todo o mundo foram cerradas. A última, na Basílica de São Pedro, foi fechada pelo Papa Francisco às 9h59 deste domingo, 20.
Em uma celebração que contou com, aproximadamente, 70 mil fiéis na Praça São Pedro, o Papa Francisco encerrou o Jubileu da Misericórdia 2016 que foi convocado por ele, de maneira extraordinária, para proporcionar o perdão de Deus aos cristãos neste período tão conturbado da humanidade. Muitos aproveitaram o ANO SANTO para reatar os laços com a Igreja e reviver seus valores mais básicos como a CARIDADE e o próprio PERDÃO.
Papa Francisco durante uma das audiências públicas que ocorreram em quase todas as quartas-feiras de 2016.
Como o último JUBILEU aconteceu no ano 2000 e o próximo seria somente em 2025, não pensamos duas vezes em participar deste evento tão importante para a Igreja Católica. Por isso lançamos, há quase dois anos, um projeto com a intenção de levar o maior número de brasileiros a Roma, proporcionando, assim, uma experiência única para a Caminhos e seus passageiros.
Em nosso primeiro JUBILEU DA MISERICÓRDIA embarcamos 102 caminheiros, de cinco estados diferentes, para atravessar as PORTAS SANTAS das Basílicas Patriarcais de São Pedro, de São Paulo fora dos Muros, de Santa Maria Maior e de São João Latrão. Das seis viagens programadas apenas uma, o Caminhos de Maria, não se concretizou devido o baixo número de inscritos. Mesmo assim acomodamos os passageiros que quiseram vivenciar este momento histórico nos outros grupos, que temos o orgulho de apresentar abaixo:
Caminheiros de Caieiras, Francisco Morato, Franco da Rocha, São Paulo, Curitiba e São José dos Pinhais em frente à Catedral de São João Latrão.
Caminheiros de Chopinzinho, Curitiba, Enéas Marques, Florianópolis e Joinville em frente à Basílica de São Pedro.
Caminheiros de Curitiba, Mangueirinha, Pato Branco, Pitanga, Joinville, Xanxerê e Brasília em frente à Basílica de São Pedro.
Caminheiros de Araucária, Curitiba, Dois Vizinhos e São João em frente à Catedral de São João Latrão.
Caminheiros de Curitiba, Guarapuava, Florianópolis e Uberlândia em frente à Basílica de São Pedro.
Gostaríamos de agradecer cada um destes caminheiros, que entenderam a importância do momento para a Igreja e os cristãos, participando ativamente do JUBILEU EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA 2016. Agradecemos, também, os quatro Diretores Espirituais que acompanharam os grupos e a Real World Tours, nossa parceira na Itália, que contribuiu para o sucesso do projeto. Se Deus quiser e permitir, voltaremos em 2025 buscando mais graças.
Esta foi nossa rotina em 2016.
“Ide aprender o que significa: Prefiro a misericórdia ao sacrifício porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”, Mateus 9,13.