Notícia
Os Apóstolos de Cristo
05/02/2019
Quem foram, onde viveram e como morreram? Sexta-feira, no Globo Repórter!
Por Mateus Leonardi Redivo
A Última Ceia, Leonardo da Vinci (1497)
“Naqueles dias, Jesus foi à montanha (…), onde passou a noite orando a Deus. Ao amanhecer, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, aos quais deu o nome de APÓSTOLOS. Simão, a quem chamou de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, (…) o traidor” (Lc 6,12-16).
Dos escolhidos, apenas o último não era galileu, boa parte nasceu em Betsaida e a maioria tinha o ofício de pescador. João Evangelista foi o único a falecer de causas naturais e a morte do seu irmão, São Tiago Maior, é a única relatada na Bíblia. Entretanto, depois dos Atos dos Apóstolos, pouca coisa foi divulgada sobre eles. Por isso elaboramos breves perfis, em estilo SUPER TRUNFO, baseados no NOVO TESTAMENTO, em relatos históricos e na tradição cristã. Vamos começar pelo André, que foi o primeiro a conhecer Jesus, e seguir a ordem cronológica de suas aparições nos Evangelhos:
“Vendo Jesus caminhando, (João Batista) disse: ‘Eis o Cordeiro de Deus’! Os dois discípulos ouviram esta declaração de João e passaram a seguir Jesus, que voltou-se para trás e (…) perguntou-lhes: ‘Que procurais’? Eles responderam: ‘Rabi, onde moras’? Ele respondeu: ‘Vinde e vede’! Foram, viram e permaneceram com Ele aquele dia. Era por volta das quatro da tarde. André, irmão de Simão Pedro, era um dos que tinham ouvido a declaração de João e seguido Jesus” (Jo 1,36-40).
Nascido em uma importante aldeia de pescadores, André era discípulo de João Batista quando conheceu Jesus. Foi ele, inclusive, quem O apresentou ao seu irmão Pedro. Após o Espírito Santo descer sobre os apóstolos no Pentecostes (At 1,8), pregou na região da Cítia, cujo tamanho variou com o passar do tempo, mas chegou a englobar Bulgária, Cazaquistão, China, Mongólia e Rússia. Também foi à Ásia Menor (Turquia e Grécia), onde o crucificaram numa cruz em forma de X. Fundador da Igreja em Bizâncio, atual Istambul, é considerado o primeiro Patriarca de Constantinopla. Por que tem importância MÉDIA? Foi o primeiro a ficar cara a cara com Jesus, além de ser o “Pedro” da Igreja Ortodoxa.
CAMINHOS DA LUZ E DE SÃO FRANCISCO
“(André) encontrou primeiro o próprio irmão, Simão, e lhe falou: ‘Encontramos Cristo’! Então conduziu-o até Jesus, que lhe disse (…): ‘Tu és Simão, filho de João. Tu te chamarás Pedro’” (Jo 1,41-42).
Assim como seu irmão, Pedro nasceu em Betsaida e era pescador. Líder dos apóstolos, participou ativamente da vida pública de Cristo ao lado de Tiago e João Evangelista – como quando testemunharam a transfiguração no Monte Tabor (Mt 17,1-9), a ressurreição da filha de Jairo em Cafarnaum (Lc 8,40-56) e a agonia no Getsêmani (Mc 14,32-42). Teve a honra de ser o primeiro Papa da Igreja (Mt 16,18-19), mas mostrou fraqueza ao negar Jesus por três vezes (Lc 22,54-62). Escreveu duas Epístolas, converteu comunidades e fundou Igrejas na Terra Santa e na Ásia Menor antes de seguir para Roma, onde foi assassinado durante a perseguição do imperador Nero aos cristãos. Pediu para ser crucificado de cabeça pra baixo, pois sentia-se indigno de morrer como Cristo. Por que tem importância ALTA? Dentre os apóstolos foi O CARA!
“Caminhando a beira do mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos: Pedro e André (…), e lhes disse: ‘Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens’. Eles imediatamente deixaram as redes e O seguiram. Prosseguindo adiante viu outros dois irmãos: Tiago e João, que estavam no barco, com o pai Zebedeu, concertando redes. Ele os chamou. Deixando imediatamente o barco, e o pai, O seguiram” (Mt 4,18-22).
E seguiram bem de perto, pois, ao lado de Pedro, foram os apóstolos mais próximos de Jesus. Natural de Betsaida, como todos os pescadores do grupo, Tiago era um pouco esquentado. Tanto que foi apelidado de “Filho do Trovão” pelo próprio Cristo (Mc 3,17). Após o Pentecostes partiu para a Hispânia, que era o lugar mais distante conhecido pelo homem. Na cidade de Zaragoza viu Nossa Senhora BILOCADA, em 40 dC, no que é considerada a primeira aparição mariana. Assim que voltou para Jerusalém foi decapitado a mando de Herodes Agripa (At 12,1-2), tornando-se o primeiro apóstolo mártir e o segundo cristão depois de Santo Estevão. Por que tem importância ALTA? Resposta aqui.
CAMINHOS DE SÃO PAULO E DA LUZ
“Junto à cruz de Jesus estavam sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria de Cleófas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que Ele amava, disse à mãe: ‘Mulher, eis o teu filho’! Depois disse ao discípulo: ‘Eis a tua mãe’! A partir daquela hora, o discípulo a acolheu no que era seu“ (Jo 19,25-27).
Irmão de Tiago e caçula dos apóstolos, João também era pescador. Como seu encontro com Jesus já foi transcrito, esse perfil começou pela passagem mais importante da sua trajetória nos Evangelhos: a “adoção” de Maria. Ele escreveu o quarto e último Evangelho, três Epístolas e levou Nossa Senhora para Éfeso, onde ajudou a fundar uma das primeiras comunidades cristãs da Ásia Menor. Foi preso pelo Império Romano e exilado na ilha de Patmos, onde escreveu, ou melhor, transcreveu revelações divinas sobre a batalha final (Apocalipse). João Evangelista, cuja alcunha o diferencia de outro João, o Batista, retornou para Éfeso em idade avançada, onde morreu de causas naturais. Por que tem importância ALTA? Além de ser evangelista, foi o apóstolo mais querido, ficando ao lado de Cristo até a hora da sua morte.
“No dia seguinte Ele decidiu partir para a Galiléia e encontrou Filipe. Jesus disse a este: ‘Segue-me’!” (Jo 1,43).
Filipe é o último apóstolo vindo de Betsaida (Jo 1,44), que, inclusive, foi “amaldiçoada” por Jesus ao lado de Corazim e Cafarnaum (Mt 11,20-24). Dizem ter levado a palavra de Cristo para Cartago, na costa norte africana, antes de estabelecer-se na Ásia Menor. Foi crucificado e apedrejado em Hierápolis, que hoje pertence à Turquia. Por que tem importância BAIXA? Destacou-se no Novo Testamento ao apresentar Bartolomeu para Jesus…
CAMINHOS DA LUZ E DE SÃO FRANCISCO
“Filipe encontrou-se com Natanael e disse-lhe: ‘Encontramos Jesus (…) de Nazaré, sobre quem escreveram Moisés (…) e os Profetas’. Natanael perguntou: ‘De Nazaré pode sair algo de bom’? Filipe respondeu: ‘Vem e vê’! Jesus viu Natanael, que vinha ao seu encontro, e declarou: ‘Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade’! Natanael disse-lhe: ‘De onde me conheces’? Jesus respondeu: ‘Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi’. Natanael exclamou: ‘Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel’!” (Jo 1,45-49).
Tirando a convocação apostólica feita por Jesus no início da matéria, não existem menções a Bartolomeu no NT. A maioria dos teólogos bíblicos, entretanto, acredita que ele e Natanael são a mesma pessoa. Natural de Caná, onde Cristo realizou seu primeiro milagre (Jo 2,1-11), NATALAMEU foi esfolado vivo e decapitado a mando do governador de Albanópolis, atual Derbent, na Rússia. Por que tem importância BAIXA? O fato mais conhecido sobre o ministério do apóstolo é, justamente, seu martírio, que foi imortalizado por Michelangelo no Juízo Final pintado na Capela Sistina. Na imagem, apresentada acima, ele estende sua pele em referência ao suplício.
“Outra vez, Jesus saiu para a beira do lago. Toda a multidão ia até Ele, e Ele os ensinava. Ao passar viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: ‘Segue-me’! Ele se levantou e seguiu-O” (Mc 2,13-14).
O último encontro de Jesus com um apóstolo no NT aconteceu em Cafarnaum, onde Mateus, ou melhor, Levi, trabalhava para o Império Romano como coletor de impostos. E a profissão que lhe privava da simpatia popular, vejam só, serviu de inspiração para Cristo explicar o motivo da sua vinda à Terra: “(…) Não são os justos que vim chamar, mas os pecadores” (Mt 9,13). Pregou na Judéia e em lugares como a Pérsia (atual Irã), a Macedônia e a Etiópia, onde foi apunhalado até morrer. Por que tem importância MÉDIA? Além de ser o outro evangelista do grupo, contribuiu, mesmo que involuntariamente, para a divulgação da MISERICÓRDIA de Deus.
“Tomé (…), que era um dos Doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos contaram-lhe: ‘Nós vimos o Senhor’! Mas Tomé disse: ‘Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos, se eu não puser a mão no seu lado, não acreditarei’. Oito dias depois (…) Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: ‘A paz esteja convosco’. Depois disse a Tomé: ‘Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê’!” (Jo 20,24-27).
Ninguém sabe como foi o primeiro encontro de Tomé com Cristo, mas todos conhecem sua fama de incrédulo. Precisou ver para crer. Viajou pela Síria e se estabeleceu na Índia, onde morreu transpassado por lanças de soldados. Depois de Jesus, é a principal referência cristã no país asiático. Por que tem importância MÉDIA? Foi o primeiro a entender que Jesus Cristo não era, somente, o “Filho de Deus” como Bartolomeu disse dois perfis acima. Ao ver e tocar Jesus ressuscitado, Tomé exclamou: “Meu Senhor e MEU DEUS!” (Jo 20,28).
“Estavam ali, também, algumas mulheres olhando de longe. Entre elas Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago Menor e de Joset, e Salomé. Quando Ele estava na Galiléia, estas O seguiram e lhe prestavam serviços. Estavam ali muitas outras mulheres, que com Ele tinham subido a Jerusalém” (Mc 15,40-41).
Outro que não sabemos como conheceu Jesus, Tiago recebeu o epíteto “Menor” neste trecho do Novo Testamento, que não fala especificamente sobre ele, para diferenciá-lo do xará famoso. Dizem que liderou a Igreja de Jerusalém, após a partida de Pedro, e que morreu apedrejado. Por que tem importância BAIXA? Dentre os Tiagos, o Menor.
O outro apóstolo de Caná não é citado em nenhum trecho do NT, além do que foi escolhido por Jesus (Lc 6,15), nem tinha dois nomes igual seu conterrâneo Bartolomeu. Como existem diversos Simões na Bíblia, recebeu a alcunha de “Zelote”. Isso significa que ele era membro da seita político-religiosa inimiga do Império Romano? Pregou na Pérsia e na Armênia, onde foi serrado ao meio. Por que tem importância BAIXA? Não existe nenhum registro sobre o seu ministério ou interação com Cristo nos Evangelhos.
“Judas (não o Iscariotes) perguntou-lhe: ‘Senhor, como explica que Tu te manifestarás a nós e não ao mundo’?” (Jo 14,22).
Santo popular no Brasil e na Armênia, onde é considerado um dos patriarcas da Igreja, Judas Tadeu pregou no país eurásio e na Pérsia, atual Irã, onde morreu vítima de machadadas. Por que tem importância BAIXA? A maior preocupação dos autores do Novo Testamento foi diferenciá-lo do outro Judas: nosso próximo perfil…
“Jesus ainda falava quando veio Judas, um dos Doze, com uma grande multidão armada de espadas e paus. Vinham da parte dos sumos sacerdotes e dos anciãos do povo. O traidor tinha combinado um sinal: ‘Prendam aquele que eu beijar’! Judas logo se aproximou de Jesus, dizendo: ‘Salve, Rabi’! E beijou-O. Jesus lhe disse: ‘Amigo, para que vieste’? Então os outros avançaram, lançaram as mãos sobre Ele e O prenderam” (Mt 26,47-50).
Único apóstolo nascido na Judéia, Judas Iscariotes demonstrou ganância (Jo 12,3-8) antes mesmo de trair Jesus. Assim como João Evangelista, o tesoureiro do grupo (Jo 12,6) não foi martirizado, mas teve um final pior: após dar o beijo que transformou a história da humanidade, Iscariotes se arrependeu, devolveu as 30 moedas aos sumos sacerdotes e enforcou-se no Campo de Sangue, em Jerusalém (Mt 27,3-5). Por que tem importância ALTA? Se não tivesse traído Cristo, as profecias não seriam concretizadas.
BÔNUS
“Há homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor viveu entre nós (…). Agora, é preciso que um deles se junte a nós para ser testemunha da sua ressurreição. Apresentaram, então, dois homens: José, chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias. Em seguida oraram: ‘Senhor, Tu conheces os corações de todos. Mostra-nos qual destes dois escolheste para ocupar o lugar (…) que Judas abandonou (…). Tiraram, então, a sorte entre os dois. A sorte caiu em Matias, que foi acrescentado ao número dos onze apóstolos” (At 1,21-26).
Antes dos apóstolos iniciarem suas viagens missionárias, para levar o testemunho de Cristo aos confins da Terra, eles substituíram Judas Iscariotes por Matias, que já era um dos 72 discípulos (Lc 10,1). Iniciou seu ministério na Judéia, mas logo seguiu para a Etiópia e a Geórgia, onde foi crucificado. Por que tem importância BAIXA? Foi preterido por Jesus na convocação apostólica.
CAMINHOS DE SÃO PAULO, DA LUZ E DE SÃO FRANCISCO
“Saulo (…) apresentou-se ao sumo sacerdote e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de trazer presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse adeptos do Caminho. Durante a viagem, já perto de Damasco, (…) viu-se cercado por uma luz que vinha do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saul, Saul, por que me persegues’? Saulo perguntou: ‘Quem és Tu, Senhor’? A voz respondeu: ‘Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo’“ (At 9,1-5).
Mais rico que Judas Iscariotes e instruído que Mateus, Paulo, ou Saulo – como se chamava antes da conversão -, nasceu judeu e cidadão romano em Tarso, que ficava na Cilícia, atual Turquia. Dedicou parte da sua vida a perseguir e prender os seguidores de Jesus (At 8,3), até encontrá-lo numa estrada à caminho de Damasco. Tornou-se o “apóstolo dos gentios” ao levar a palavra de Cristo para à Ásia Menor, onde fundou e converteu diversas comunidades. Falou sobre o Deus Desconhecido no Areópago de Atenas (At 17,15-34) e escreveu 14 Epístolas antes de morrer decapitado em Roma. Por que tem importância ALTA? Ao lado de Pedro é o pilar mais importante da Igreja.
LEIA TAMBÉM