Notícia
Homem é preso em Curitiba por estelionato ligado ao turismo religioso
14/04/2015
Empresário que prometia viagens abaixo do custo, mas não as entregava, foi denunciado por turistas que tiveram o sonho de conhecer a Terra Santa adiado. Infelizmente, golpe é comum no mercado.
Por Mateus Leonardi Redivo
O dono de uma empresa que “vendia” pacotes turísticos para Israel teve sua prisão temporária decretada hoje, 14, pela Policia Civil do Paraná. Segundo a Delegacia de Estelionato em Curitiba, mais de 110 pessoas registraram queixa contra o empresário que recebia pelas viagens, mas não as entregava. Imagens veiculadas no Paraná TV, telejornal da RPC, mostram o cidadão sendo acompanhado por policiais para fora do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Segundo a afiliada paranaense da Rede Globo, ele tentava sair do Brasil.
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A MATÉRIA!
Saiba, também, os nomes da empresa e do empresário.
Apesar do caso ter vindo a tona somente hoje, o conheciamos há um ano. No dia 15 de abril de 2014 a Caminhos entrou em contato com o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem no Paraná para solicitar que a empresa em questão fosse investigada. Nossa inquietude foi motivada pelo envolvimento de uma caminheira (alcunha dada as nossas passageiras) que havia comprado o pacote. Oito anos de experiência nos disseram que algo não estava certo, principalmente com o preço praticado.
Nomes e dados pessoais foram preservados na reprodução dessa mensagem eletrônica.
Ao escrever à ABAV, o colaborador da Caminhos expos a frustração que profissionais do turismo enfrentam com as suspeitas, mais do que justas, dos clientes: “Invisto meu tempo em escrever esse e-mail para salvaguardar que a minha cliente (e amiga) possa receber essa viagem tal como foi apresentada e em segundo lugar, para salvaguardar a imagem de operadoras de turismo como a Caminhos e tantas outras, que trabalham honestamente porém, são questionadas diariamente sobre a sua idoneidade”.
No fim das contas a passageira perdeu o dinheiro, mas não a vontade de conhecer Israel. Em junho do ano passado ela embarcou com sua filha no Caminhos da Luz – nosso roteiro que refaz os passos de Jesus, sua família e apóstolos na Terra Santa. Apesar da companhia agradabilíssima da amiga de longa data, só ficaremos felizes quando as vítimas forem contempladas com a justiça.
Se você também foi enganado por essa empresa, procure a Delegacia de Estelionato da sua cidade.
Em Curitiba o telefone e o endereço são esses:
Delegacia de Estelionato e Desvio de Carga de Curitiba
Telefone: (41) 3261-6600
Endereço: Rua Professora Antonia Reginato Vianna, 1177 – Capão da Imbuia