Notícia

Caminhos de Maria: uma viagem pelas aparições de Nossa Senhora

02/08/2012

Por Mateus Redivo

Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, de Guadalupe… Estes são apenas alguns dos inúmeros títulos dados a Virgem Maria, que possui 2 bilhões de devotos ao redor do mundo. As denominações são tantas que nem o Papa é capaz de citá-las de cor, talvez salteado.

Nem precisava, já que todas elas são, na verdade, Maria de Nazaré, mãe de Jesus, que apareceu em diferentes lugares e momentos da história para confirmar seu amor por Deus e confortar os cristãos. O blogueiro Valdis Grinsteins explicou para a revista Catolicismo que, “em certas épocas as aparições eram numerosas e voltadas a determinadas categorias de pessoas enquanto que, em outras, elas foram raras e para classes completamente diferentes”.

A Basílica de Nossa Senhora do Pilar em Zaragoza, Espanha, foi erguida no local da primeira aparição mariana do mundo.

A primeira aparição de Nossa Senhora, segundo a tradição cristã, ocorreu no ano de 40 d.C. em Zaragoza, quando Maria bilocou-se, ou seja, apareceu ainda em vida, para São Tiago, que passava por momentos de dificuldade na Espanha. “Ela surgiu sobre um pilar dizendo-lhe que, no futuro, a fé daquele povo seria profunda e séria. Consolado, o apóstolo continuou seu trabalho de conversão”, resumiu Grinsteins.

Família Caminhos no Santuário de Fátima: casa das aparições portuguesas de 1917.

Depois vieram outras aparições. Umas mais famosas, como a ocorrida em 1858 numa pequena cidade francesa chamada Lourdes, que atrai 5 milhões de visitantes por ano ao local onde Maria encontrou-se com Santa Bernadete Soubirous. Outras nem tanto, como a de La Salette, localizada nos Alpes Franceses, onde Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos Melanie e Maximin em 1846.

Santuário de La Salette, nos Alpes Franceses, onde Nossa Senhora apareceu às crianças Melanie e Maximin.

Mas todas importantes e possíveis de vistas e sentidas. “COMO?” você deve estar perguntando. “SIMPLES!” a gente responde. “Fazendo os Caminhos de Maria“. Além de visitar a Basílica de Nossa Senhora do Pilar na Espanha e os Santuários de Lourdes e La Salette na França, o roteiro passa por Fátima em Portugal e Paris, onde fica a Capela da Medalha Milagrosa. Ainda têm os bônus Lisboa e Madri (capitais de Portugal e Espanha respectivamente), bem como Lisieux na França – a cidade natal de Santa Terezinha do Menino Jesus. Entre em contato com a gente e garanta seu lugar.