Notícia

As casas de Maria

31/05/2016

Conheça os locais habitados por Nossa Senhora durante sua passagem pela Terra.

Por Mateus Leonardi Redivo

A casa onde Maria viveu na Turquia fica no topo de um morro, a poucos quilômetros de Éfeso.

A mãe imaculada de Jesus também foi filha (de Ana e Joaquim), primogênita e esposa (de José), que veio ao mundo para dar a luz àquele que dividiria a história da humanidade em duas. Essa história todos conhecem. Uns mais, outros menos. O que poucos sabem é que ela, Nossa Senhora de tantos títulos e aparições, habitou três lugares na Terra antes de ser elevada aos céus: Jerusalém e Nazaré, atualmente em Israel, e Éfeso, no que hoje conhecemos por Turquia. Neste último dia do mês mariano, em que comemoramos a visita da Virgem a sua prima Isabel, contaremos a história destes lugares tão importantes para a fé cristã que atraem milhões de peregrinos todos os anos, inclusive nós, caminheiros.

JERUSALÉM, ISRAEL

A Igreja de Sant’Ana foi erguida no local onde Maria veio ao mundo.

Maria nasceu na casa que seus pais habitavam ao lado da piscina de Betesda, onde tempos depois Jesus curaria um paralítico. Maria, ou Miriam, que em hebraico significa “senhora da luz”, teria vivido ali até os 3 anos de idade, quando foi oferecida ao Templo de Jerusalém: informação retirada do evangelho apócrifo de São Tiago, logo não confirmada pela Igreja. O que existe de concreto é a Igreja de Sant’Ana, consagrada à mãe de Maria, que visitamos com o Caminhos da Luz.

NAZARÉ, ISRAEL

A nave inferior da Basílica da Anunciação abriga a gruta onde Maria recebeu a visita do anjo Gabriel.

Depois de sair do Templo, aos 12 anos, Maria seguiu para Nazaré, na Galiléia, onde recebeu a visita do anjo Gabriel aos 15. O encontro dos dois mudou a história da humanidade para sempre, já que “o Espírito Santo desceu sobre ela e o poder do Altíssimo a cobriu com sua sombra” (Lc 1,35). A gruta onde a Virgem teria vivido foi descoberta por Santa Helena, que a transformou em Santuário ao construir um altar no local. Atualmente a Basílica da Anunciação, erguida em 1969, abriga a habitação que também é visitada pelo Caminhos da Luz.

ÉFESO, TURQUIA

A casa da Virgem Maria e de João Evangelista fica no monte Rouxinol.

Após Jesus ser crucificado, ressuscitar e ascender aos céus, João Evangelista – a pedido do próprio Cristo (Jo 19, 26-27) – levou Maria para morar em Éfeso, atual Turquia, onde ele e São Paulo converteram as primeiras comunidades ao Cristianismo. Foi lá, no topo do monte Rouxinol, que Nossa Senhora viveu seus últimos anos na Terra acompanhada do apóstolo preferido. A casa onde eles viveram foi descoberta no século XIX durante um sonho da freira, e agora beata, Ana Catarina Emmerich. Hoje o local é um Santuário que atrai peregrinos católicos e, quem diria, muçulmanos de todo o mundo. Nós o visitamos com o Caminhos de São Paulo.

LORETO, ITÁLIA

A capela no interior do Santuário de Loreto abriga a casa que Maria teria vivido em Nazaré.

Existe um quarto lar habitado por Maria que não está no local original da sua construção. Segundo uma tradição medieval, a casa onde Maria viveu em Nazaré foi transportada POR ANJOS à Itália para evitar que os sarracenos a depredassem como fizeram em outros Santuários cristãos na Terra Santa. Mas há uma outra versão, igualmente reconhecida, que contesta a veracidade da primeira (nascida a partir de um erro de tradução). Hoje sabe-se que DE ANGELIS era o sobrenome de uma abastada família bizantina que teria transportado as pedras da habitação nazarena de navio.

Independentemente da logística empregada, seja ela divina ou marítima, encontraram uma estátua de Nossa Senhora com o Menino Jesus no colo, possivelmente depositada pela mãe do imperador Constantino. Os 4 metros de altura, 8 de comprimento e 3 de largura da casa assemelham-se bastante aos da gruta que serviu de habitação para Maria em Nazaré. A Caminhos já visitou a cidade italiana em uma edição do Caminhos da Fé e em algumas viagens especiais, que não fazem parte dos nossos roteiros regulares.

 

LEIA TAMBÉM

O que a Imaculada Conceição e a União Européia têm em comum?

Uma viagem pela Ave Maria

Por que visitar a Terra Santa é tão importante?