Diário
Caminhos dos Balcãs
01/04/2019 a 13/04/2019
Diário
01/04/2019 a 13/04/2019
11/04/2019
Hoje a chuva deu uma trégua e o sol brilhou neste pedaço da Croácia. Além das pessoas que chegam nos cruzeiros para visitarem Dubrovnik, dividimos nosso tempo e espaço com o presidente da China e mais 15 chefes de estados europeus que estavam aqui com suas comitivas para uma reunião de negócios. A polícia estava nas ruas, no mar e no ar, mas não atrapalhou nosso passeio de barco que fizemos aqui no Mar Adriático, passando entre as ilhas da costa da Croácia. Embarcamos no porto do norte e chegamos no porto do sul na cidade antiga, no centro histórico, onde visitamos a Catedral construída no século XI pelo Rei Ricardo, Coração de Leão e continuamos nossa visita na Igreja de São Brás, o padroeiro da cidade. Depois o grupo teve tempo livre para desfrutar um pouco mais do charme das ruazinhas com lojinhas e cafés. Assim encerramos nosso passeio neste bonito recanto da terra com aquele gostinho de quero mais. Com os presentinhos garantidos retornamos ao hotel para refazer as malas e nos preparar para o retorno, porque amanhã pegamos o voo de volta ao Brasil.
Agradeço a todos que nos acompanharam e os que enviaram seus carinhosos recadinhos que acalentaram nossos corações. Obrigado também a equipe Caminhos que esteve o tempo todo da nossa viagem auxiliando na retaguarda sempre que necessário. Agradecimento especial à caminheira Nota 10, dona Almira, que recebeu essa viagem paga e uma placa comemorativa por ter completado 10 viagens com a Caminhos.
Esse é nosso último post e a previsão da nossa chegada em Curitiba é às 11:15h deste sábado, cheios de bênçãos e muita história para partilhar. Acompanhem aqui no site que informaremos qualquer mudança que houver. Até lá, Beijos no coração de todos. Deus cuida de nós!
Nelson Redivo, guia da viagem e diretor da Caminhos
10/04/2019
Partimos de Medjugorje na Herzegóvina, passamos pela Bósnia, e tendo a chuva como nossa companheira inseparável e algumas cruzes que vemos no trajeto para identificar que é território dos cristãos, chegamos em Dubrovnik na Croácia, considerada a Pérola do Adriático e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A parte amuralhada da cidade foi fundada no ano 600 pelos gregos e toda construída em pedra. Conhecemos essa parte antiga toda cercada por muralhas onde vivem 1.200 pessoas segundo a empresa local dos correios. Somando mais a parte da cidade nova e os entornos, a população total chega a 50 mil habitantes. Cruzamos a porta de entrada para visitar o Mosteiro Franciscano depois fizemos um passeio pela rua principal que se chama Stradun ou Placa que é o coração do centro histórico da cidade. Nos encantamos também com as simpáticas ruelas que dão um charme especial para esta cidade à beira do Mar Adriático. Vejam as fotos, Deus cuida de nós!
Nelson Redivo, diretor da Caminhos e guia da viagem
09/04/2019
Hoje pisamos na Bósnia onde visitamos Sarajevo sua Capital destruída nos bombardeios de maio de 1992 e hoje reconstruída onde bondes elétricos, carros e ônibus bi-articulado partilham as mesmas ruas transportando as pessoas até as lojas, parques praças, mesquitas, igrejas e Catedral. Conhecemos mais deste país que adotou como moeda o Marco Conversível que é abreviado com KM.
Retornamos à Medjugorje para desfrutarmos os últimos momentos neste Santuário que tocou profundamente nossos corações pelos momentos de paz que vivemos nesses dias com irmãos de várias nacionalidades, todos em busca de um contato mais próximo com a Santa Mãe de Deus. No hotel, o grupo da Caminhos foi surpreendido com uma homenagem dos nossos amigos de Medjugorje. Amanhã seguiremos para Dubrovinik de onde voltaremos com mais histórias para contar. Fiquem com as fotos de hoje. Deus cuida de nós!
Nelson Redivo, diretor da Caminhos e guia da viagem
08/04/2019
Nossa programação de hoje foi feita abaixo de chuva e toda em Medjugorje. Começamos no Santuário onde conhecemos os fatos que começaram em 24 de Junho de 1981, quando Nossa Senhora apareceu para 6 jovens paroquianos entre 10 a 16 anos e continua aparecendo, dando-nos suas mensagens. Depois seguimos para o pé do monte Podbrdo na Cruz Azul, local das aparições e subimos esse monte pedregoso pelo caminho da via sacra até chegar ao topo com a linda imagem de Nossa Senhora. Visitamos também a estátua do Cristo que chora feita em bronze, onde molhamos nossos lenços com as gotas de água em forma de pequenas lágrimas que vertem do joelho do Cristo. À tarde foi dedicada para espiritualidade individual e participação nas atividades religiosas do Santuário.
Nelson Redivo, diretor da Caminho e guia da viagem
07/04/2019
Hoje deixamos a Croácia e passamos para Bósnia e Herzegóvina. Começamos as visitas em Mostar, capital do cantão de Herzegovina-Neretva. Na parte nova da cidade visitamos a Igreja e Monastério Franciscano São Pedro e São Paulo com sua torre de 107mts de altura toda em concreto. Vimos algumas fachadas ainda com os sinais da guerra entre os Sérvios e Croatas. Seguimos para a parte velha da cidade onde está sua ponte velha sobre o rio Neretva, reconstruída em 2004 após ser destruída em 1993 pela Guerra da Bósnia. A parte velha e centro histórico foram classificados como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2005. Retornamos a Medjugorje no final da tarde onde participamos das atividades religiosas com Santa Missa na Paróquia e Santuário São Tiago. Seguem as fotos.
Nelson Redivo, guia do grupo
06/04/2019
Hoje acordamos em Split, a maior cidade da Croácia no litoral do Mar Adriático e fomos até a pequena Ilha de Trogir, Cidade Museu-Patrimônio da Humanidade, uma das mais lindas cidades da Dalmácia chamada pelos moradores daqui de pequena Veneza. O encanto está nos seus bem arrumados bares e restaurantes na orla marítima, a imponente fortaleza veneziana e o bonito edifício da Escola de 1º grau. Suas pequenas ruazinhas nos levam à Praça com a Prefeitura e Catedral de São Lourenço e muitas lojinhas para atender os turistas. Retornamos à Split para visitar o Palácio de Diocleciano, construído no ano 300 AC, um dos mais antigos da Europa. Visitamos a Catedral de São Domeus com a cripta e o templo de Jupiter e terminamos nosso programa da Croácia com tempo livre na famosa Riva que é a passarela de Split com muitos restaurantes, lojas e atrações. Agora já estamos no Hotel organizando as compras e refazendo as malas porque amanhã seguimos para a Bósnia e Herzegovina. Seguem as fotos.
Nelson Redivo, guia da viagem
05/04/2019
Saímos cedo com destino à Zadar. Parte do trajeto foi pelas montanhas e parte pelo litoral do Mar Adriático que possui vários balneários. Em Zadar tivemos uma programação cheia que começou no Portal de Entrada estilo Romano passando pelo calçadão de Zadar, a Rua Kalelarga até chegar na Igreja de São Donato e as ruinas do Fórum Romano. Seguimos para a Catedral de Santa Anastácia pela praça da orla marítima até chegar ao Órgão do Mar criado em 2005. É um conjunto de tubos que acionados pelas ondas e as marés tocam notas de forma aleatória, como se o mar estivesse tocando um órgão. O som sai pelos orifícios que se podem ver no primeiro degrau superior onde o grupo está sentado. O projeto recebeu o prêmio European Prize for Public Spaces. Continuamos nossa viagem e fizemos uma última parada na estátua de Nossa Senhora do Caminho onde encerramos o dia contemplando um lindo por do sol. Seguimos um pouco mais até a cidade de Split onde estamos hospedados. Seguem as fotos…
Nelson Redivo, diretor da Caminhos e guia da viagem
04/04/2019
Queridos do Brasil, hoje deixamos para trás a Eslovênia, terra do personagem Proteus “peixe humano” e partimos para a Croácia. Na fronteira todos apresentamos nossos passaportes e devidamente registrados seguimos para Rovinj, onde chegamos e nos encantamos pelo seu charme. Cidade com 15 mil habitantes localizada na costa oeste da Ístria, a maior península do Mar Adriático, onde se fala o Croata e o Italiano. É um centro turístico de grande destaque por sua beleza e um ativo porto de pesca. Confiram as fotos.
Nelson Redivo, diretor da Caminhos e guia da viagem
03/04/2019
Gente querida do nosso Brasil, já recuperados do cansaço da viagem, hoje pela manhã saímos em direção a Postojna, onde visitamos as Cavernas mais iluminadas do mundo que tem 20km de túneis e vários espaços maiores como o Salão de Baile, o Paraíso e a gruta abobadada conhecida como a Sala de Concertos. Percorremos 5km sendo 4km com o trenzinho turístico e 1Km andando. Apesar de nossa viagem ter apenas começado, os caminheiros do grupo dizem que se terminasse aqui já teria valido a pena.
Além dessa obra da natureza, conhecemos o mais famoso personagem dessas Cavernas, o “Proteus”, nome científico de uma salamandra branquela que é chamado por aqui de “peixe humano”. É uma espécie de lagartixa com a pele branca tipo pele humana, sem nenhuma escama. É sensível à luz, vive dentro da água mas pode ficar meses fora dela. O que impressiona é seu metabolismo extraordinário que permite ficar até 10 anos sem comer??? Após o almoço seguimos para Predjama onde visitamos o Castelo construído numa Gruta. Por hoje é isso, seguem as fotos.
Nelson Redivo, diretor da Caminhos e guia da viagem.
02/04/2019
Depois de desembarcarmos na capital e maior município da Eslovênia, Liubliana, vindos de uma conexão em Paris, fomos direto para o hotel descansar. No meio da tarde, já dispostos, nos aventuramos pelo centro histórico, onde conhecemos, entre outras coisas, a ponte do Dragão e o castelo da cidade. Amanhã vamos para Postjona, próximo daqui, visitar a maior gruta da Europa e principal ponto turístico do país, além do castelo medieval de Predjama. Nos vemos lá!
31/03/2019
Bom dia povo! Prontos para mais uma temporada cheia de turismo, cultura e espiritualidade? Então embarque com a gente na 1ª viagem do ano e 99ª da nossa história, que começa amanhã, 1/4. O Caminhos dos Balcãs também é o lançamento de 2019, que criamos para visitar o Santuário de Medjugorje na Bósnia, a costa Adriática croata e a simpática Eslovênia em 13 dias. Confira os voos, hotéis e principais temperaturas da viagem abaixo. Se você faz parte do grupo, lembre-se que o encontro dos caminheiros será em frente ao check-in da Gol, no Aeroporto de São José dos Pinhais/PR, às 8h de segunda, 1. Voltamos na terça, 2, com as primeiras fotos do Diário, até lá 😉
Acompanhe a viagem e outras notícias da Caminhos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.
11/04/2019
De Lia para Almira e Lorena
10/04/2019
De José rafagnin para Nelson
10/04/2019
De Lorena para Todos caminheiros
09/04/2019
De Liamir para Almira, Lorena, Nelson, Isabel e Heitor
07/04/2019
De jose antonio kruszielski para todos
07/04/2019
De Liamir para Almira, Lorena, Nelson, Isabel e
06/04/2019
De Ivone Righi para Nelson Redivo
06/04/2019
De Antonio, Noeli e Luzia para Tetê, dona Almira, Lorena, Dr. Heitor e esposa e Sr. Nelson
05/04/2019
De Ester Luiza Mundstock para Dona Almira
05/04/2019
De Jorge para Almira
05/04/2019
De Liamir para Almira e Lorena
05/04/2019
De jose rafagnin para Caminheiros
03/04/2019
De Ester Luiza Mundstock para Mulheres caminheiras
03/04/2019
De jose rafagnin para Caminheiros
02/04/2019
De Marilda para Almira
02/04/2019
De Família Lehmann para Inês
01/04/2019
De Ester Luiza Mundstock para Nelson
31/03/2019
De Nelson da Caminhos para Caminheiros
Bósnia e Croácia
11 dias
Próximo embarque: 01/09/2025
Faltam 253 dias
Conheça a viagem