Diário
Caminhos de São Paulo
12/04/2016 a 26/04/2016
Diário
12/04/2016 a 26/04/2016
25/04/2016
Queridos amigos e familiares, este é o último post da viagem. Acompanhem:
Começamos as atividades deste, que é o nosso último dia em solo estrangeiro, visitando o Vaticano novamente. Desta vez para atravessarmos a Porta Santa da Basílica de São Pedro e conhecermos a Santa Sé por dentro. Além de visitar esta que é a maior Igreja católica do mundo e fazer uma oração na Capela de São Sebastião (que abriga a tumba de São João Paulo II), também fomos ao Museu do Vaticano e a famosa Capela Sistina, imortalizada por Michelangelo, onde os Papas são eleitos.
Depois visitamos a Praça da Espanha, a Fontana di Trevi e a Basílica de São Paulo fora dos Muros, onde atravessamos a quarta e última Porta Santa da viagem. Se somarmos os passageiros do Caminhos da Luz – Fevereiro 2016, já ajudamos 46 PESSOAS a participarem do Jubileu Extraordinário da Misericórdia até agora (e olha que estamos apenas em abril).
Neste momento nos encontramos no Aeroporto Fiumicino, em Roma, onde embarcaremos num voo com destino ao Brasil. O desembarque do grupo em Curitiba é previsto para às 9h52 de amanhã, 26. Mais detalhes sobre os voos podem ser vistos aqui. Qualquer imprevisto, como atrasos e cancelamentos, serão comunicamos neste espaço, portanto fiquem atentos. Fiquem, também, com as fotos de hoje…
Família Caminhos na Basílica de São Pedro, Vaticano.
Terceira Porta Santa da viagem.
Museu do Vaticano
Na entrada da Capela Sisitina (é proibido tirar fotos dentro do local).
Nos jardins do Vaticano.
Praça da Espanha
Fontana di Trevi
Basílica de São Paulo fora dos Muros
Quarta e última Porta Santa da viagem.
Finalmente, gostaríamos de agradecer a companhia de todos os leitores do Diário do Caminhos de São Paulo 2016, que acompanharam nossos passos na Turquia, na Grécia e na Itália. O carinho de todos, recebidos por meio dos recados, fizeram toda a diferença na nossa caminhada. Esperamos tê-los mais vezes em nossa companhia… Seja na internet ou em uma de nossas viagens 🙂
24/04/2016
Boa noite Brasil. Hoje, na Praça São Pedro, participamos da segunda e última Missa da viagem celebrada por ninguém menos que o Papa Francisco. Tanto a praça quanto a Rua da Conciliacione estavam lotadas com aproximadamente 200 mil pessoas, que participaram das homenagens aos jovens durante o Jubileu da Misericórdia.
Depois atravessamos a Porta Santa da Basílica de São João Latrão, que é a Catedral do Bispo de Roma. Quem? Ele mesmo, o Papa Francisco. Também conhecemos a Escada Santa e seus 28 degraus de madeira trazidos de Jerusalém por Santa Helena. A mãe do imperador Constantino os encontrou no Pretório de Pôncio Pilatos, onde Jesus teria sido flagelado.
No fim atravessamos outra Porta Santa, a da Basílica de Santa Maria Maior, onde fica o relicário da manjedoura do Menino Jesus. Após fazer uma oração na Capela preferida dos Papas seguimos para o Coliseu, o grande símbolo de Roma construído entre 72 e 80 dC, onde encerramos as atividades. Seguem as fotos:
Praça de São Pedro, no Vaticano, lotada…
Para assistir a Missa celebrada pelo Papa Francisco em homenagem aos jovens participantes do JdM.
Nós, inclusive, estavamos lá 🙂
Este senhor também.
Catedral de São João Latrão
Escada Santa
Esta Estátua de São Francisco fica de frente para a Catedral de São João Latrão.
Basílica de Santa Maria Maior
Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior
Arco de Constantino
Coliseu
Coliseu
Família Caminhos no Coliseu.
23/04/2016
Oi povo, hoje passamos o dia em Atenas, capital e maior cidade da Grécia com 5 milhões de habitantes. Lá conhecemos o Estádio Panatenáico, onde encontramos uma equipe de televisão brasileira aguardando a chegada da tocha olímpica. A previsão é que ela chegue de Olímpia no dia 26. Depois visitamos o Areópago, onde os cidadãos livres discutiam as leis. Foi lá que Paulo discursou sobre o “Deus desconhecido”, (At 17,16-34).
Em seguida fomos á Acrópole de Atenas, considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. No almoço de despedida de Atenas comemos o prato tradicional daqui, o saboroso Gyros (equivalente à feijoada brasileira). Assim, vivemos nossos momentos inesquecívis nesta histórica e mitológica cidade, principalmente no bairro de Plaka, o mais antigo e famoso daqui, de onde a cidade nasceu. Ele é repleto de lojas, cafés e restaurantes, por isso, o mais frequentado pelos turistas.
Por dim seguimos para o aeroporto da cidade, de onde pegamos o voo para Roma: último trecho da viagem, de onde voltamos com mais fotos e fatos. Abraços, fiquem com Deus.
Caminheiras no hotel em Atenas.
Estádio Panatenaiko
A caminho do Areópago.
Areópago
No Areópago, vendo a Acrópole.
No Areópago, vendo a cidade.
Mais um teatro romano…
Templo de Atena, Acrópole de Atenas
Chegando no bairro de Plaka.
No Aeroporto de Atenas, a caminho de Roma.Nos vemos lá!
22/04/2016
Boa tarde povo! Desembarcamos hoje de manhã no Porto de Pireus, em Atenas, encerrando, assim, nosso cruzeiro pelas ilhas gregas. Mas o Caminhos de São Paulo não terminou, fiquem tranquilos. Logo em seguida pegamos a estrada em direção à península do Peloponeso, que fica na região da Argólida, para conhecer o Canal de Corinto. Construído entre 1881 e 1893, ele diminuiu em até 700km a navegação entre os Mares Jônico e Egeu ao ligar o Golfo de Corinto ao Sarônico em apenas 6,2km de extensão. O canal tem, ainda, 21m de largura e 8m de profundidade.
Depois seguimos viagem até Corinto, onde refletimos sobre os textos que Paulo escreveu aos habitantes desta antiga cidade, em especial as cartas voltadas para a família e o amor, que “tudo desculpa, tudo crê, tudo espera e tudo suporta“, (1Cor 13,7). Recentemente elas foram usadas pelo Papa Francisco para aconselhar os casais a atrelarem seus relacionamentos ao amor verdadeiro. Por fim visitamos as ruínas de Epidauro, erguida em homenagem a Esculápio, o deus grego da medicina. Lá conhecemos o teatro mais bem conservado do Império Romano, que também possui uma das melhores acústicas do mundo (até hoje). Vamos as fotos?
A caminho da Argólida.
Canal de Corinto
Golfo de Corinto
Entrando na antiga cidade de Corinto: uma das inúmeras visitadas por São Paulo em suas Viagens Missionárias.
Ela é a quarta cidade visitada por Paulo que nós conhecemos nesta viagem. Ainda restam 2: Atenas e Roma.
Hoje o sol estava forte.
Ruínas de Corinto
Corinto
Teatro de Epidauro
Teatro de Epidauro
21/04/2016
Boa tarde Brasil! Hoje amanhecemos no Porto de Heraklion: capital e principal cidade da Ilha de Creta. Ela foi habitada, desde a Era Neolítica até o século V dC, pela civilização Minóica (a primeira da Europa). Knossos, a Heraklion da época, desapareceu do mapa depois que um terremoto e um tsunami atingiram a ilha. Escavações recentes descobriram o Palácio do Rei Minos. Já a mitologia grega nos conta que Creta foi a casa do Minotauro.
De tarde seguimos para Santorini, uma das ilhas cíclades do Mar Egeu. A ilha principal, e as menores que a circundam, são na verdade um vulcão que entrou em erupção em 1628 a.C. Indícios apontam que o fim da civilização minóica ocorreu nesse período. A lenda da cidade perdida de Atlantida, baseada nos escritos de Platona, também. Voltamos amanhã direto de Atenas. Nos vemos lá!
Bem vindos a Heraklion.
…
Ruínas de Knossos
Família Caminhos nas ruínas de Knossos.
…
…
Fira
Porto de Santorini
Porto de Santorini
Fira vista do mar.
20/04/2016
Boa tarde queridos! Hoje desembarcamos na ilha de Rhodes, onde vivenciamos uma experiência do século XV. A cidade medieval de nome homônimo é uma das mais bem conservadas do mundo moderno. É por isso que a UNESCO declarou este pedaço de terra, incrustado no Mar Egeu, Patrimônio da Humanidade.
Além de ser a casa do famoso Colosso, Rhodes também é a terceira cidade visitada por São Paulo que nós conhecemos durante a viagem. A primeira foi Tarso, onde ele nasceu, e a segunda Éfeso, convertida pelo Santo com a ajuda de João Evangelista. Vamos as fotos? Voltamos amanhã neste mesmo bat-canal. Até lá!
Porto de Rhodes com nosso navio ao fundo.
Um dos pórticos de entrada da cidade medieval.
Visitada por centenas de turistas todos os dias, Rhodes é um ótimo lugar para fazer compras.
…
…
…
De volta ao navio.
Tchau Rhodes, até ano que vem!
19/04/2016
Olá povo! Hoje começamos uma nova etapa da viagem: um cruzeiro de 4 noites que percorerrá as principais ilhas gregas do Mar Egeu. Embarcamos de manhã no navio Celestyal, que estava atracado no Porto de Kusadasi, com destino a Patmos. A ilha é um importante destino religioso para os cristãos de todo mundo, pois foi aqui que o exército romano exilou João Evangelista. O livro mais famoso do apóstolo, inclusive, foi escrito neste lugar. Em Patmos conhecemos a gruta onde ele viveu e trouxe ao mundo o Apocalipse, também conhecido como Livro das Revelações. Voltamos amanhã com mais novidades. Fiquem com as fotos do passeio, até lá 😉
Família Caminhos no Porto de Kusadasi.
Zarpando rumo às ilhas gregas.
…
Chora, a capital e única cidade da ilha de Patmos, vista do alto.
…
Entrada da Gruta do Apocalipse, onde João Evangelista escreveu o livro em 95 dC.
Agência dos Correios grega em Chora.
…
???
O Celestyal será nossa base nos próximos dias.
18/04/2016
Boa tarde Brasil! Começamos a programação de hoje no topo do Monte Rouxinol, onde fica a casa que Santa Maria teria vivido com João Evangelista durante seus últimos anos na Terra. Foi lá que participamos da primeira Missa da viagem, celebrada pelo Frei Jacinto. Também aproveitamos nossa presença neste pequeno Santuário, visitado por peregrinos de todo o mundo, para refletirmos sobre a carta de São Paulo aos efésios, em que o Santo fala sobre as relações fundamentais da família (Ef 5,23-33).
Depois conhecemos as ruínas de Éfeso, que foi a segunda maior cidade do Império Romano, a detentora da terceira maior biblioteca do mundo antigo e um dos berços da filosofia. Lá visitamos a primeira Igreja dedicada à Nossa Senhora do mundo, construída no local onde ocorreu o Concílio de Éfeso em 431 dC. Terminamos o dia visitando a Tumba do apóstolo preferido de Jesus, João Evangelista, enterrado próximo daqui. Foi um belo dia, não? Acompanhem pelas fotos:
Sopé do Monte Rouxinol.
Casa de Maria
Os peregrinos depositam seus pedidos à Virgem Maria neste muro.
Frei Jacinto durante a celebração da primeira Missa da viagem.
Família Caminhos em frente ao que restou da Biblioteca de Éfeso.
Ruínas de Éfeso
Nike, deusa grega da vitória.
Ruínas do Palácio de Adriano, Éfeso.
Teatro de Éfeso
Teatro de Éfeso
Ruínas da primeira Igreja dedicada à Nossa Senhora no mundo.
Tumba de João Evangelista
Hoje finalizamos a programação turca do Caminhos de São Paulo, já que amanhã partimos em um cruzeiro que nos levará pelas principais ilhas gregas do Mar Egeu. Sendo assim gostaríamos de nos despedir deste povo, agradecendo em especial aqueles que nos ajudaram a refazer os passos de Paulo na terra do sol nascente (Anatólia). Türkler teşekkür!
17/04/2016
Boa noite pessoal, como foi o domingo de vocês aí no Brasil? Aqui na Turquia foi ótimo!
Deixamos a Capadócia e os amigos que fizemos nesta região histórica (e não geográfica como muitos pensam) bem cedo, com os balões que enfeitam este cenário lunar ainda no céu. Nosso destino era a cidade natal de Paulo: o 13º apóstolo e patrono da nossa viagem. Na Igreja do Santo, transformada em Museu, refletimos sobre a pregação que ele e Barnabé fizeram em Antioquia da Pisídia depois que eles se deslocaram para Icônio, próximo daqui (At 13,14.43-52). Refletimos, também, sobre Jesus, o Bom Pastor (Jo 10,27-30), antes de seguirmos para as ruínas da casa onde viveu Saulo.
Após almoçarmos com o som de uma cachoeira, ao lado do nosso restaurante, partimos para Adana: cidade com mais de um milhão de habitantes onde pegamos um avião para Esmirna. Depois de uma hora de voo e alguns quilômetros rodados chegamos em Kusadasi, na costa do Mar Egeu, onde estamos hospedados. Aqui passaremos nossos últimos dias em solo turco. Fiquem com as fotos de hoje, nos vemos amanhã 😉
O Monte Taurus fica no caminho entre a Capadócia e Tarso.
Igreja de São Paulo, Tarso
Família Caminhos na Igreja de São Paulo.
Ruínas do que era a principal rua de Tarso nos tempos de Paulo, ou Saulo como ainda era chamado.
Entrada das ruínas da casa de São Paulo.
Poço de São Paulo.
Cachoeira do restaurante onde almoçamos.
16/04/2016
Brasil, hoje vivenciamos uma das experiências mais memoráveis de nossas vidas: sobrevoamos a Capadócia de balão. Sim! A sensação é maravilhosa, mas indescritível. Infelizmente não se pode explicar, apenas sentir. Depois desse passeio, que ficará para sempre em nossas mentes, partimos para o último dia de atividades na região.
Conhecemos o Parque Nacional do Göreme (considerado o maior Museu a céu aberto do mundo), o Vale das Pombas e a Vila de Uçhisar, além de visitarmos uma fábrica de tapetes. Agora estamos aproveitando as últimas horas em nosso hotel, já que amanhã seguimos para Tarso: a cidade natal do patrono desta viagem. Beijos no coração e até lá.
Olha a cara de felicidade…
e de contemplação.
…
…
…
…
…
…
No fim brindamos nosso passeio pelos céus da Capadócia.
Vale das Pombas
Vila de Uçhisar
Parque Nacional do Göreme
Família Caminhos no Parque Nacional do Göreme.
15/04/2016
Çok teşekkürler Istambul ou, em bom português, muito obrigado pela beleza que vimos, pela história que aprendemos e pela acolhida que tivemos nesta florida metrópole de 15 milhões de habitantes, de onde partimos hoje rumo à Capadócia.
Chegamos no Aeroporto de Kayseri ainda de manhã. A maior cidade da Capadócia foi uma das muitas que passaram a se chamar Cesareia depois que o Império Romano as conquistou. De lá pegamos a estrada em direção à cidade subterrânea de Ozkonak, onde aprendemos como viviam os primeiros cristãos da humanidade sempre que alguém os ameaçava.
Depois paramos em Avanos para almoçar e conhecemos um parque que abriga os fenômenos geológicos conhecidos como Chaminés de Fadas. Também visitamos o Vale da Imaginação, onde contemplamos a obra de arte criada pela natureza durante séculos de erosão. Agora vamos jantar e descansar mais cedo, pois amanhã acordaremos de madrugada para ver o sol nascer do alto, durante um passeio de balão 🙂
Voltamos amanhã com mais novidades… Enquanto isso fiquem com as fotos de hoje:
Família Caminhos no Aeroporto de Kayseri.
Entrada da cidade subterrânea de Ozkonak.
Cidades como esta serviram de abrigo para os primeiros cristãos da história…
Se esconderem de seus perseguidores.
Parada para o almoço.
Avanos, onde almoçamos, é outra cidade importante da Capadócia.
…
Chaminés de Fadas
Chaminés de Fadas
Vale da Imaginação
14/04/2016
Boa tarde Brasil! Hoje começamos nossa programação na parte antiga da cidade, onde nasceu Constantinopla. O dia estava agradável com sol e temperatura de 18ºC. Conhecemos o Hipódromo Romano e visitamos a Mesquita Azul, a Basílica de Santa Sofia (maior Igreja católica até a construção da Basílica de São Pedro em Roma) e o Palácio de Topkapi: residência dos 25 sultões que governaram o Império Otomano durante três séculos.
Nossa intensa programação cultural foi quebrada por um passeio de iate no Canal do Bósforo, onde pudemos observar as diferenças da Istambul européia para a asiática. Depois de ouvirmos tantas histórias encerramos a programação no Grand Bazar: um dos maiores mercados públicos do mundo com mais de duas mil lojas. Não conseguimos visitar todas elas, mas muitas lembrancinhas foram adquiridas pelos caminheiros. Por falar neles, vamos as suas fotos:
Praça Sultanahmet, também conhecida como Hipódromo.
Interior da Mesquita Azul.
Família Caminhos em frente a Mesquita Azul.
…
Basílica de Santa Sofia
Palácio de Topkapi
Passeio de iate no Canal de Bósforo.
…
…
Nesta época Istambul se enche de tulipas para celebrar o início da primavera.
O Festival das Tulipas já é um evento tradicional na cidade.
Voltamos amanhã com mais fotos e notícias do Caminhos de São Paulo 2016. Até lá pessoal!
13/04/2016
Boa tarde povo de Deus! Chegamos na ensolarada Istambul às 14h desta quarta feira, 13, com uma temperatura de 21ºC. O cansaço da viagem foi superado pela beleza dos canteiros, praças e jardins floridos da cidade. As tulipas, com suas diferentes cores, encantam nossos olhos, tocam nossos corações e nos dão certeza de que a viagem será inesquecível.
Assim como Roma, Istambul também foi fundada no século VII aC. A única cidade do mundo dividida por dois continentes (Ásia e Europa), inclusive, era a capital do Império Romano do Oriente quando ainda se chamava Constantinopla. Hoje ela é o maior município da Turquia (e da Europa) com 15 milhões de habitantes. Falaremos mais sobre ela amanhã, quando voltarmos dos passeios.
Hoje fizemos um breve city tour depois de termos descansado no hotel. Também saímos para o jantar de boas vindas, de onde acabamos de retornar. Fiquem com as fotos de hoje:
No Aeroporto Fiumicino, em Roma, esperando nosso voo para Istambul.
…
Bem vindas a Istambul!
Vocês também 🙂
E você 😀
Todos nós!!!!!
…
…
…
Visitaremos a Mesquita Azul amanhã. Fiquem atentos ao Diário!
Jantar de boas vindas em Istambul.
12/04/2016
Oi povo, tudo bem? Nós estamos ótimos e felizes em anunciar que, neste momento, o grupo atravessa o oceano Atlântico rumo a Istambul, onde começará o Caminhos de São Paulo: nossa viagem de 15 dias por Turquia e Grécia. Este ano, excepcionalmente, o roteiro também passará por Roma, já que o incluímos em nosso projeto do Jubileu da Misericórdia (SAIBA MAIS).
Voltamos amanhã com as primeiras fotos da viagem. A de hoje foi tirada bem cedinho, em Curitiba, quando os caminheiros se preparavam para embarcar no primeiro voo. Abraços em todos, nos vemos amanhã 😉
11/04/2016
Olá pessoal, todos prontos para o embarque do Caminhos de São Paulo 2016?
Faltam poucas horas para o encontro do grupo, que acontecerá amanhã, 12, às 6h (seis da madrugada) no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais/PR. Esperamos todos os caminheiros, e os familiares que conseguirem sair da cama, em frente ao Check-In da Gol Linhas Aéreas.
Enquanto os passageiros terminam de fazer as malas, fiquem com os hotéis e o navio que ficaremos hospedados durante a viagem. Abraços, até amanhã 😉
10/04/2016
Boa tarde pessoal, hoje é rápido e rasteiro. Segue abaixo os números de todos os voos do Caminhos de São Paulo 2016, que começa na próxima terça. 12. Voltamos amanhã para falar dos hotéis do roteiro. Abraços, boa semana a todos!
09/04/2016
Boa tarde caminheiros, familiares, amigos e curiosos. Hoje, 9/4, começa mais um Diário de Viagem.
O roteiro da vez é o Caminhos de São Paulo, que passa por alguns dos lugares frequentados pelo Santo em suas Viagens Missionárias. Também visitaremos cidades e regiões históricas do que hoje conhecemos por Turquia e Grécia, faremos um cruzeiro de 4 dias no Mar Egeu e atravessaremos a Porta Santa da Basílica de São Pedro. O embarque do grupo acontece na próxima terça, 12, às 7h45, no Aeroporto Internacional Afonso Pena de São José dos Pinhais/PR.
Até lá vamos falar sobre os horários dos voos e os hotéis onde ficaremos hospedaremos durante a viagem.
O primeiro Caminhos de São Paulo aconteceu em abril de 2009 e era composto por, apenas, 8 caminheiros. O último foi em abril de 2014 e tinha 18. Entre este período levamos 174 pessoas, divididas em sete grupos, para conhecer a Turquia e a Grécia com conforto e segurança, nossas marcas registradas. Veja fotos destes grupos aqui!
Família Caminhos na região histórica da Capadócia, na Turquia, em 2012.
Voltamos amanhã com mais novidades. Abraços em todos,
Equipe Caminhos.
26/07/2024
De ORLANDO para Caminhos
13/05/2016
De Luiz para Caminhos
26/04/2016
De Neide para Caminhos
26/04/2016
De Margareth para Caminhos
26/04/2016
De Luiz para asdfasdf
26/04/2016
De Luiz para Caminhos
25/04/2016
De Ivone Righi para Para Nelson Redivo
25/04/2016
De terzinha para familia caminhos
25/04/2016
De Jose e Vilma Rafagnin para Caminheiros
24/04/2016
De Jose rafagnin e Vilma para Caminherios
23/04/2016
De Melissa Lentz para
22/04/2016
De kamili para Rosa e Jose
22/04/2016
De Neiriellen para Carmem
22/04/2016
De mateus para caminheiros
20/04/2016
De Ivone Righi para Nelson Redivo
20/04/2016
De AMANDA LENTZ para
20/04/2016
De DANGLE CLAUDIA MIOTTO PEDRON para Claudete Maria Miotto
19/04/2016
De Melissa para Katia Lentz
19/04/2016
De terzinha para familia caminhos
19/04/2016
De Bruna para
19/04/2016
De Ivone Righi para Nelson Redivo
19/04/2016
De Tali para Seu Nelson e caminheiros
19/04/2016
De Mariana e Enzo para
18/04/2016
De Neiriellen para Carmem
18/04/2016
De terzinha para familia caminhos
18/04/2016
De para Claudete
18/04/2016
De Denise para
18/04/2016
De AMANDA LENTZ para
17/04/2016
De terzinha para familia caminhos
17/04/2016
De ELIZA MASSUMI KAMOGAWA para Celi de Almeida Calabria
16/04/2016
De Marta Macari Frizon para Rosa e Jose
16/04/2016
De terzinha para familia caminhos
16/04/2016
De Marisa para Carmem e Claudete
16/04/2016
De Jose rafagnin e Vilma para Caminherios
15/04/2016
De para Claudete Miotto
15/04/2016
De Lucca para
15/04/2016
De heliria scariot para
15/04/2016
De Denise para
15/04/2016
De terzinha para familia caminhos
15/04/2016
De Fernanda Miotto para Claudete Maria Miotto
15/04/2016
De DANGLE CLAUDIA MIOTTO PEDRON para Claudete Maria Miotto
15/04/2016
De Jose rafagnin e Vilma para Caminherios
15/04/2016
De Melissa, filha da Katia Lentz para Katia Lentz
15/04/2016
De Amanda Lentz para
15/04/2016
De Gilvan pigosso para
14/04/2016
De marcos e kamili para jose e rosa
14/04/2016
De para Carmem
14/04/2016
De Dani Biava para Rosa e Jose Pigosso
14/04/2016
De terzinha para familia caminhos
14/04/2016
De Neiri para Carmem
14/04/2016
De DANGLE CLAUDIA MIOTTO PEDRON para Claudete Maria Miotto
14/04/2016
De Grazi (outra vez) para Katia
14/04/2016
De Grazi para
14/04/2016
De Roberson Hoffleder para Carmem
14/04/2016
De Celso, Claudete, Cleber e Marina para
14/04/2016
De Mariana e Enzo para
13/04/2016
De Neiriellen Hoffelder Cattelan para Carmem
13/04/2016
De Bruna para TODOS
13/04/2016
De mateus para caminheiros
12/04/2016
De Maria Ivone Righi para Nelson Redivo
12/04/2016
De Marlei e Serlei rigotti para Nelson Redivo
11/04/2016
De mateus para caminheiros
10/04/2016
De terzinha para familia caminhos
09/04/2016
De Nelson da Caminhos para Queridos Caminheiros
Grécia e Turquia
15 dias
Próximo embarque: 15/09/2025
Faltam 267 dias
Conheça a viagem