Diário
Caminhos de Guadalupe
15/03/2015 a 26/03/2015
Diário
15/03/2015 a 26/03/2015
25/03/2015
Nosso último dia em Cancún foi de descontração total. Os caminheiros de Chopinzinho e de São Jorge iniciaram a manhã com um bom chimarrão, para depois pegarem uma corzinha na praia. Os outros preferiram os passeios opcionais ou o descanso total. Ontem também foi servido nosso jantar de despedida em um restaurante que fica nas areias do Mar do Caribe. Agora, no nosso último dia em solo mexicano, estamos arrumando as malas e nos preparando para pegarmos o avião com destino à pátria amada Brasil. Já estamos com saudades, sentindo o gostinho de quero mais. Mas não se preocupem, o próximo Caminhos de Guadalupe é em novembro desse ano. Quem quiser fazer parte dessa viagem de 12 dias pelo coração das Américas pode ligar para a Caminhos nos telefones (41) 3018.1571 e (41) 9803.0006 e garantir sua vaga. Fiquem com as últimas fotos da viagem e com as últimas informações, referentes aos números e horários dos voos, no fim do post.
Amanhecer em Cancún.
Caminheiros na roda do chimarrão.
Do hotel às cadeiras na praia são, exatamente, 17 passos.
Tem lugar sobrando. Alguém se habilita a ocupá-los?
…
Que cor!
…
No último dia alguns relaxaram na jacuzzi…
Outros na piscina.
Mas todos, sem exceção, molharam os pés nesse mar indescritível.
Restaurante onde foi realizado nosso jantar de despedida.
Pessoal, nossa chegada em São Paulo está prevista para amanhã, 26, às 12h. Já o desembarque em Curitiba está marcado para às 16h14 no voo 3331 da Tam. Qualquer mudança de voo ou horário será informada aqui, no Diário de Viagem. Fiquem atentos! Agora sim, vamos nos despedir na maneira maia: Zamá México! Pronunciasse saamá e significa “até um novo amanhecer”, ou seja, até outro dia México 😉
24/03/2015
Bom dia pessoal. Estamos num lugar paradisíaco chamado Cancún, que na língua maia significa “ninho de cobras” devido, é claro, ao grande número desses répteis na região. Felizmente, para nós, eles não estão na região hoteleira. Ontem pela manhã a maioria dos caminheiros já havia molhado os pés no famoso Mar do Caribe com suas águas azuis turquesa. Cada um curtiu este primeiro dia do seu jeito: no mar, na piscina, nos barzinhos. Alguns, para não perder o costume, foram conferir os preços nas lojas e shoppings da cidade. Voltamos amanhã com mais informações e fotos sobre este balneário maravilhoso.
A cor da água no Mar do Caribe é linda.
Esse é o nosso hotel, na beira da praia.
Parte interna do hotel.
Piscina
Hall de entrada
Beleza?
23/03/2015
Bom dia pessoal. Ontem, 22, saímos de Mérida em direção à Chichén-Itzá, que na língua maia significa “pessoas que vivem na beira da água”. Assim como nós, centenas de turistas se dirigiram ao sítio arqueológico mais visitado do México, que também é Patrimônio da Humanidade declarado pela UNESCO, para acompanhar a aparição da Serpente Sagrada na Pirâmide de Kukulkán. Só esquecemos de combinar com São Pedro. O tempo fechou no meio da tarde e as nuvens não se dissiparam até irmos embora, por volta das 18h.
Mas tudo bem. Pelo menos aprendemos mais sobre esse que é o principal templo da etnia maia. Além da pirâmide já citada, também conhecemos o planetário, o poço de água conhecido como cenote e o campo onde guerreiros jogavam um esporte que misturava basquete e futebol. Entre os costumes e a cultura, o que mais chamou a atenção dos caminheiros foi a forma como os maias contavam o tempo: cada ciclo dura, para eles, 5.125 anos (no dia 20 de dezembro de 2012 terminou a era da obscuridade e no dia 21 iniciou a era da luz). Foi assim que, sem termos visto o fenômeno do equinócio, seguimos para Cancún onde estamos hospedados à beira do Mar do Caribe. Mas isso é assunto para o próximo post. Até lá 😉
Caminheiros na entrada do sítio arqueológico de Chichén-Itzá.
Descendentes maias trajam as vestes de seus antepassados em busca de trocados.
Campo onde os guerreiros maias jogavam um esporte que misturava as habilidades do basquete e do futebol.
Eram tantas informações que os caminheiros tiravam fotos…
E faziam anotações para não se esquecer de nada.
Família Caminhos em Chichén-Itzá.
O céu nublado frustrou centenas de turistas que se deslocaram à Chichén-Itzá para ver a Serpente Sagrada.
Obs: A partir deste ano, por decreto do governo mexicano, Cancún terá uma hora a mais que o restante do país. Portanto estamos somente duas horas atrás do horário de Brasília.
22/03/2015
Bom dia Brasil. Ontem, 21, conhecemos o sítio arqueológico de Uxmal, outro Patrimônio da Humanidade do roteiro que na língua maia significa “feita quatro vezes”. A tradução não poderia ser mais óbvia: entre os anos de 500 e 1.500 Uxmal foi abandonada e recuperada quatro vezes, chegando ao expressivo número de 25 mil habitantes vivendo no local. Dentre os inúmeros monumentos do complexo o preferido dos caminheiros foi a Pirâmide dos Papagaios, onde os mais corajosos (ou menos preguiçosos) subiram os 65 degraus da construção para ter uma visão geral da região. Depois do passeio seguimos para outra fazenda do período colonial mexicano transformada em restaurante. Almoçamos e retornamos à Mérida, onde tivemos tempo livre para compras e atividades pessoais. Hoje visitaremos Chichén-Itzá para depois pegarmos a estrada com direção a Cancún – último trecho da nossa viagem. Enquanto não chegamos ao famoso balneário fiquem com as fotos de ontem.
Família Caminhos em “Feita Quatro Vezes”.
Pirâmide do Adivinho
Palácio do Governador
Tomando nota das explicações.
A famosa Pirâmide dos Papagaios.
Caminheiros alpinistas no topo da pirâmide.
Quem sobe tem que descer.
…
Quadrângulo das Monjas
Restaurante onde almoçamos.
…
Bônus: Monumento dedicado à Pátria, Mérida.
21/03/2015
Olá queridos. Ontem nos despedimos da Cidade do México, que fica a 2 mil metros acima do nível do mar, e partimos rumo à Mérida – capital do Estado de Yucatán localizada no nível do mar. Mérida, que tem aproximadamente 1 milhão de habitantes, também é a capital financeira da região e o quinto maior munícipio do país, ficando atrás da própria Cidade do México além de Guadalajara, Monterrey e Puebla. Foi aqui que iniciamos nossa programação no Golfo do México. Depois de almoçarmos em uma fazenda de henequén – planta da qual se extrai o fio de sisal (um dos principais produtos de exportação do período colonial) – seguimos para nosso hotel. Em seguida fomos até a praça central da cidade para conhecer o Palácio do Governo e a Catedral de São Idelfonso, a mais antiga do México e a segunda mais antiga das Américas, onde o Diretor Espiritual, Pe. Franco, celebrou a segunda Missa do roteiro.
Daqui a pouco pegaremos a estrada com direção a Uxmal, um dos inúmeros sítios arqueológicos da cultura maia na região. Sendo assim não participaremos do evento que acompanhará o fenômeno de luzes e sombras da Serpente Sagrada na Pirâmide de Kukulkán. Nosso guia local, o Manoel, achou melhor deixarmos para amanhã, já que o número de turistas em Chiché-Itzá será menor. Segundo ele, ainda será possível presenciar esse momento único. Seguem as fotos, voltamos amanhã com mais novidades.
Família Caminhos no Aeroporto Internacional da Cidade do México.
Aqui já estamos em Mérida, onde chegamos com uma temperatura de 35ºC.
Na entrada antiga da fazenda de henequén, transformada em um restaurante turístico.
Estas são as henequéns, das quais se extrai o sisal.
Depois do almoço tivemos um tempo para descansar.
Piscina do nosso hotel em Mérida.
Catedral de San Idelfonso, a segunda mais antiga das Américas.
Foi em uma das capelas da Catedral que celebramos a segunda Missa do roteiro.
…
Até amanhã 😉
20/03/2015
Boa noite Brasil. Hoje iniciamos o dia no Museu Nacional de Antropologia, onde conhecemos um pouco dos povos que habitaram o território mexicano com destaque, é claro, para os Maias e os Astecas. Também fizemos uma parada no Estádio Azteca: templo do futebol que sediou a final da copa de 70, quando o Brasil sagrou-se Tri-Campeão Mundial. Depois seguimos para Xochimilco, com seus canais tombados pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Foi em alguns desses canais que fizemos um passeio de trajinera, como são conhecidas as embarcações que transportam turistas e locais. Nos despedimos aqui pois estamos saindo nesse momento para jantar e apreciar um show de Mariachis – os cantores populares mexicanos que tocam em grupos e são famosos por suas serenatas. Confiram as fotos. Voltamos amanhã direto de Mérida. Abraços!
Entrada do Museu Nacional de Antropologia.
O deus Águia dos astecas esconde um terceiro elemento.
Cocar de plumas usado pelos reis astecas.
A Pedra do Sol é conhecida como o “calendário asteca” que previu o fim do mundo em 2012. Saiba mais aqui.
Estádio Azteca, Cidade do México.
As famosas trajineras de Xochimilco.
A nossa trajinera.
O que não falta no México é mariachi. Essa é a versão aquática.
Show exclusivo.
Amanhã tem mais 😉
19/03/2015
Bom dia Brasil. Ontem, 18, visitamos a Praça das Três Culturas na Cidade do México, mais precisamente a Igreja de São Tiago – local onde foi batizado o Santo Juan Diego, e o ex-convento de Acolman – o primeiro dos Frades Agostinianos nas Américas. Depois pegamos a estrada para visitar o sítio arqueológico de Teotihucán, que na língua asteca significa “lugar de deuses”. Hoje o complexo formado por pirâmides e outras construções é um Patrimônio da UNESCO, mas já foi a maior cidade das Américas durante o período Pré-colombiano, ou seja, antes dos europeus desembarcarem em nosso continente. Teotihuacán chegou a ter 250 mil habitantes entre os anos 100 a.C. e 700 d.C. Nesta zona arqueológica encontram-se as famosas pirâmides da Serpente Emplumada, do Sol e da Lua. Alguns corajosos que estavam em forma subiram as três. Precisamos registrar, com merecido destaque, a tripla aventura da caminheira Rosely… Confiram nas fotos. Beijos e abraços pessoal, até amanhã!
Igreja de São Tiago, Praça das Três Culturas
Pia batismal da Igreja onde foi Juan Diego Cuauhtlatoazin foi batizado.
No interior do Mosteiro Agostiniano.
Pausa para comprar chapéus…
E almoçar apreciando um show com danças típicas dos astecas.
Pirâmide da Serpente Emplumada.
Na frente da Pirâmide da Lua.
No topo da Pirâmide da Lua.
Aqui também, na frente da Pirâmide do Sol.
No topo da Pirâmide do Sol (com a Pirâmide da Lua ao fundo).
18/03/2015
Boa noite pessoal. Iniciamos o terceiro dia de viagem participando da primeira Missa do roteiro na Basílica de Guadalupe, o motivo de estarmos aqui. Depois passamos o dia no maior Santuário das Américas, dedicado a Padroeira da América Latina. Conhecemos a história e os fatos que envolveram as quatro aparições de Nossa Senhora ao índio asteca Juan Diego Cuauhtlatoatzin, todas no ano de 1531. Visitamos a Basílica Nova de 1974 e a Basílica Velha, finalizada em 1709, além das várias capelas do complexo. Cada uma simbolizando um fato ou uma das aparições, como a que visitamos no topo do Monte Tepeyac, onde Nossa Senhora se encontrou pela primeira vez com o asteca. Outra capela era dedicada ao Santo Juan Diego, beatificado em 1990 pelo Santo Papa João Paulo II, que inclusive inspirou uma viagem da Caminhos. Vamos as fotos?
Família Caminhos no Santuário de Guadalupe.
Interior da Basílica Nova.
Primeira Missa da viagem.
Interior da Basílica Antiga.
Adorando o Santíssimo no Santuário de Guadalupe.
Juan Diego e as rosas de Nossa Senhora.
Paróquia dedicada ao Santo Juan Diego Cuauhtlatoatzin.
Em um dos jardins do Santuário.
Uma das várias capelas do complexo.
Capela do Monte Tepeyac.
17/03/2015
Boa noite Brasil. Hoje começamos nossa aventura pela América Central, mas já estavamos “na estrada” desde ontem. Saímos de São Paulo no domingo a noite e após 9h de voo pousamos no Aeroporto Internacional Benito Juarez, na Cidade do México, às 6h (da manhã, hora local). Ah, informação importante: estamos 3 horas atrás de Brasília, ou seja, se aí são 23h desta segunda, no México ainda são 20h.
Mas vamos ao que interessa: o resumo do dia. Após os procedimentos de imigração seguimos em direção ao nosso hotel, onde tomamos um delicioso café da manhã. No início da tarde, com os caminheiros descansados, fizemos um breve passeio pela maior metrópole das Américas, com aproximadamente 22 milhões de habitantes. Além do Zócalo, que é simplesmente a principal praça do país (como a Tiradentes de Curitiba ou a Sé de São Paulo), também conhecemos a Catedral da Cidade do México. Seguem as fotos, nos vemos amanhã!
Família Caminhos no saguão do Aeroporto Internacional Benito Juárez.
Fachada do aeroporto.
México
No Zocálo com o Palácio do Governo mexicano ao fundo.
Catedral da Cidade do México
Interior da Catedral.
No pátio da Catedral com o Zocálo ao fundo.
A arquitetura mexicana é secular.
Amanhã tem mais 😉
15/03/2015
Boa tarde pessoal. Estamos aqui para informar que todos os passageiros do Caminhos de Guadalupe – Março 2015 estão, nesse momento, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, esperando o embarque do voo que os levará ao México. Como é possível ver nas fotos, a equipe da Caminhos esteve no Aeroporto Afonso Pena nesta tarde para auxiliar o embarque dos caminheiros paranaenses. Segundo o guia Nelson, que os acompanhará durante o roteiro, caminheiros mineiros e paulistas já foram agregados ao grupo. Voltamos amanhã com as primeiras notícias da viagem, até lá!
14/03/2015
Boa tarde passageiros do Caminhos de Guadalupe, familiares e amigos. Amanhã, 15, embarcamos para mais uma viagem repleta de turismo, cultura e espiritualidade no México. O pároco que nos acompanhará durante esses dias, 12 para ser mais exato, é o Pe. Franco Allen Somensi da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, de Uberlândia/MG. Todos os voos e hotéis do roteiro podem ser visualidados abaixo. O embarque é às 18h40, mas o encontro do grupo no Aeroporto Internacional Afonso de Curitiba é às 16h30. Não se esqueçam dos sorrisos e dos passaportes. Nos vemos lá 😉
26/03/2015
De Ana Paula Meneguzzi para Tia Alice, Inês, Helena e Franco
26/03/2015
De Vera Lucia Fernandes para Leida, Erick , pe. Franco e demais caminheiros
25/03/2015
De Maria Ivone Righi para Todos os caminheiros, também para Nelson Redivo, 25.03.2015 às 18:09.
25/03/2015
De Nadia Sanzovo para Caminheiros
25/03/2015
De Luis Eduardo para Todos os caminheiros, em especial para Erick, Leida e Padre Franco
25/03/2015
De Lia para Almira e Lorena
25/03/2015
De Cecilia Nascimento para Sr. Nelson e Caminheiros
25/03/2015
De Vera Lucia Fernandes para Minha mae Leida, meu sobrinho Erick e, pe. Franco e demais caminheiros
25/03/2015
De Marilda para Erick e Dna Leida
24/03/2015
De Maria Ivone Righi para Para todo o grupo da Caminhos.
24/03/2015
De Bruna da Caminhos para Todos
24/03/2015
De Luis Eduardo para Todos os caminheiros
24/03/2015
De Luana para Almira e Lorena
24/03/2015
De Marilda para Erick
24/03/2015
De Maria Ivone Righi para Nelson Redivo
23/03/2015
De Vera Lucia Fernandes para Leida, Erick, pe. Franco e demais caminheiros.
23/03/2015
De marilda para para almira
23/03/2015
De Luis Eduardo (Uberlândia) para Toda a turma
22/03/2015
De Vera Lucia Fernandes para Leida, Erick, pe. Franco e demais caminheiros.
22/03/2015
De terzinha para familia caminhos
22/03/2015
De Pessoal de Uberlândia para Erick, Leida, Padre Franco e demais caminheiros
22/03/2015
De Jose e Vilinma Rafagn para Nelson e Caminheiros
21/03/2015
De Marilda para Erick e Dna Leida
21/03/2015
De Marilda para Padre Franco
21/03/2015
De Nadia Sanzovo para Chopinzinhenses.
21/03/2015
De DANIEL,ANA PAULA E ANA CLÁUDIA para VERÔNICA
20/03/2015
De Olmir para Mãe Almira e irmã Lorena
20/03/2015
De Luis Eduardo para Para Erick, Leida, Padre Franco e demais "caminheiros" do grupo
20/03/2015
De Lia para Almira e Lorena
20/03/2015
De Vera Lucia Fernandes para Minha mae Leida e meu sobrinho Erick
20/03/2015
De marilda para Almira e Lorena
19/03/2015
De Grazielly Nunes Fernandes para Leida Carmona Garcia Fernandes
19/03/2015
De Marilda para Erick e Dna Leida
19/03/2015
De Luis Eduardo para Erick, Leida, Padre Franco e demais "caminheiros"
19/03/2015
De Monica guia da Caminhos para Minhas amigas e amigos do Caminhos de Maria
19/03/2015
De Mateus para terezinha
19/03/2015
De terzinha para familia caminhos
19/03/2015
De Bruna da Cminhos para Todos
19/03/2015
De Nadia Sanzovo para Pessoal de Chopinzinho/São Jorge
19/03/2015
De Luis Eduardo para Erick, Leida e Padre Franco
19/03/2015
De jose rafagnin para Pe Franco
18/03/2015
De Luis Eduardo para Erick, Leida e Padre Franco
18/03/2015
De Francine Somensi para Tio Deoclides e tia Ilonia
18/03/2015
De José Luiz Araújo para Caminheiros Santuário de Guadalupe
18/03/2015
De Francine Somensi para Ines, Alice, Helena e Pe Franco!
17/03/2015
De Marilda, Olmir , Geni e Junior para Almira e Lorena
17/03/2015
De Daniel Fraga para Pe. Franco e amigos
17/03/2015
De José e Vilma Rafagnin para Nelson
17/03/2015
De Lia para Almira Lorena Veronica e Padre Franco e Nelson!!
17/03/2015
De Ana Paula Meneguzzi para Família Meneguzzi
16/03/2015
De Lia para Almira e Lorena
16/03/2015
De Maria José para Nagilda e Verônica
16/03/2015
De Luis Eduardo para Leida, Erick e Padre Franco ("mineiros")
16/03/2015
De terzinha para familia caminhos