Diário
Caminhos de Guadalupe
03/12/2019 a 14/12/2019
Diário
03/12/2019 a 14/12/2019
12/12/2019
No dia 12 de dezembro de 1531, Juan Diego Cuauhtlatoatzin cumpria a missão de levar as rosas que a Virgem Maria enviou até o bispo para convence-lo de sua aparição. O milagre aconteceu quando Juan ao soltá-las no chão, no tecido que as carregava, apareceu a imagem de Nossa Senhora -a mesma que conhecemos de pertinho no Santuário no início de nossa viagem-. E para comemorarmos essa data tão especial, fomos até o Santuário de Nossa Senhora Desatadora de Nós para participarmos da Missa em homenagem à Guadalupe.
Chegamos ao fim de mais um Diário de Viagem e o último da temporada 2019, pois amanhã pegamos nosso voo de retorno ao Brasil. A chegada do grupo em Brasília está prevista para às 6h50 de sábado, 14, e em Curitiba às 10h25 no voo 3967 da Latam.
Agradecemos à todos os caminheiros pela confiança e aos amigos que nos acompanharam pelo Diário. Desejamos um abençoado fim de ano e ótimas festas. Por aqui voltamos em fevereiro com o primeiro embarque do ano, o Caminhos da Luz.
Abraços fraternos e Deus cuida de nós!
Família Caminhos.
10/12/2019
Olá amigos! A programação de terça feira foi em viagem rumo à Cancún. Nossa primeira parada foi em Izamal, cidade há 66 Km de Mérida, onde conhecemos o Convento de Santo Antônio de Pádua que contém 75 arcos, sendo o maior átrio fechado da América e o segundo maior do mundo. Aqui tivemos também a felicidade de acompanhar as festividades à Imaculada Conceição, que conta com a participação de todo o povo.
E antes de chegarmos ao nosso destino final, conhecemos o templo mais importante dos maias: Chichén-Itzá, considerada também Patrimônio da Humanidade com a Pirâmide de Kukulkán, eleita uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo.
Agora já estamos em nosso resort em Cancún, repondo as energias para desfrutarmos das famosas águas caribenhas.
09/12/2019
Hoje viajamos rumo à Kabah e Uxmal, dois sítios arqueológicos importantes da cultura maia, um deles Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Mas antes, para conhecer melhor o povo que mora na região, no caminho paramos na cidade de Uman, onde visitamos o mercado regional e a Paróquia de São Francisco de Assis do século XVI.
Dali seguimos viagem até chegarmos em Kabah, com ruínas do século 9 d.C que chamam atenção por suas fachadas decoradas com máscaras de Chaac (deus da chuva). Já depois do almoço visitamos Uxmal, onde conhecemos a Pirâmide do Adivinho, o Templo dos Papagaios e o Quadrângulo das Monjas.
Nossa programação pela história maia continua amanhã em Chichén-Itza, de onde voltaremos com mais fotos. Um abraço e até lá.
08/12/2019
Oi povo! Ontem nos despedimos da Cidade do México e, após 1h40 de voo, chegamos em Mérida, capital e maior cidade do estado de Yuacatán com aproximadamente 1 milhão de habitantes. Grande exportadora de sisal durante o período colonial (que durou até 1810), Mérida foi construída sobre as ruínas maias de T’HO.
Assim que chegamos, fizemos um passeio pelos principais pontos da cidade como o monumento dedicado à Pátria, seu centro histórico e a Catedral de Santo Ildefonso, que foi finalizada em 1598 e, por isso, é a mais antiga da América continental. Depois participamos da Missa celebrada em homenagem a Imaculada Conceição e visitamos a feirinha que ocorre todos os domingos na praça em frente à Catedral. Voltamos ainda hoje com mais fotos 😉
07/12/2019
Hoje finalizamos nossas atividades aqui na capital mexicana. Começamos o dia na região de Coyoacán, onde conhecemos o Convento e a Igreja de São João Batista, construída por monges em 1552, em uma área de quase 20.000 m², no qual atualmente uma grande parte foi aberta e transformada em parque.
Em Coyoacán também há uma grande concentração de museus, entre eles o de Frida Kahlo (também conhecido como La Casa Azul), onde a artista viveu grande parte da sua vida, inclusive quando casada com o também pintor, Diego Rivera.
Por fim, conhecemos o Museu Nacional de Antropologia, inaugurado em 1964, onde contém importantes artefatos das culturas pré-colombianas do México.
Amanhã voamos cedo para Mérida, de onde voltaremos com mais fotos. Um grade abraço e até lá.
06/12/2019
Boa noite amigos. Hoje nossa programação começou no sítio arqueológico de Teotihuacán, para conhecer a maior cidade pré-colombiana das Américas, que chegou a ter 250 mil habitantes entre os anos 100 aC e 700 dC. Além de conhecer a história e suposições, já que não há documentos (ou pergaminhos) com registros do povo que viveu aqui, conhecemos de pertinho as pirâmides do Sol (com 64 metros) e da Lua (com 43), onde poucos encaram a subida. O complexo é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
Antes de voltarmos ao hotel, paramos na Praça das Três Culturas, onde estão as ruínas astecas de Tlatelolco e a Igreja de Santiago, onde aconteceu o milagre das rosas, quando Nossa Senhora apareceu na tilma (tecido indígena) de Juan Diego Cuauhtlatoatzin.
Por hoje é só, fiquem com Deus e até amanhã!
05/12/2019
Boa noite Brasil! Nossa quinta feira foi dedicada à ela, Nossa Senhora de Guadalupe. Passamos o dia todo no Santuário, erguido no local onde Nossa Senhora apareceu ao asteca, Juan Diego Cuauhtlatoatzin, em 9 de dezembro de 1531. É o segundo Santuário mais visitado no mundo, ficando atrás somente da Basílica de São Pedro.
Pela manhã participamos da Missa, celebrada na Basílica Nova (inaugurada em 1974), depois conhecemos a Basílica Antiga, oficialmente “Templo Expiatório a Cristo Rei”, é o primeiro templo católico dedicado à Virgem de Guadalupe, e finalizamos a programação subindo no Monte Tepeyac (local de suas aparições). Após o almoço tivemos a tarde livre para devoções e atividades pessoais.
04/12/2019
Olá povo! Após 9 horas de voo chegamos em uma das maiores cidades do mundo, Cidade do México. Como aterrissamos cedinho, 5h40 (horário local), fomos direto ao hotel para descansarmos.
Depois do almoço e já com as energias renovadas começamos a programação com um city tour pela cidade, conhecemos a Praça Central, ou Zócalo -como são chamadas por aqui-; o Palácio Nacional, onde vimos a história do México ilustrada por Diego Rivera nos murais do pátio central; e terminamos nosso dia na Catedral Metropolitana, construída em 1573 sobre escombros de um templo asteca.
Fiquem com as fotos e até amanhã 🙂
02/12/2019
A 107ª viagem de nossa história e a última da temporada 2019 embarca amanhã, 03, rumo ao México no roteiro: Caminhos de Guadalupe. Serão 12 dias de muito turismo, cultura e espiritualidade, onde serão visitados os sítios arqueológicos astecas e maias, o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e, desfrutar das águas de Cancún. Acompanhem as fotos do grupo aqui pelo diário e também outras notícias pelas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.
Abaixo seguem os voos, hotéis e temperaturas previstas do roteiro, lembrando que o encontro do grupo será em frente ao check-in da LATAM, no Aeroporto de São José dos Pinhais/PR, às 18h30 e em Guarulhos às 21h20 em frente ao portão de embarque do Terminal 3.
Abraços e até logo 🙂
13/12/2019
De Mazeh para Caminhos Viagens
11/12/2019
De Nelson da Caminhos para Caminheiras
10/12/2019
De Shary para Lourdes
08/12/2019
De Nelson da Caminhos para Caminheiras
07/12/2019
De Pedro para Lourdes
06/12/2019
De Nelson da Caminhos para Caminheiras
06/12/2019
De terezinha cruz de oliveira para familia caminhos
06/12/2019
De Ralph para Maria de Lourdes
06/12/2019
De Ivone Righi para BRUNA . Guia da Caminhos e Caminheiras
05/12/2019
De jose rafagnin para MAZÉ
03/12/2019
De Mazeh para Caminhos