Diário
Caminhos da Luz
01/11/2016 a 15/11/2016
Diário
01/11/2016 a 15/11/2016
22/02/2016
Boa tarde Brasil. Hoje o dia foi bem tranquilo. Pela manhã visitamos o Sítio Arqueológico de Massada, que foi o último foco da resistência judaica contra a invasão do Império Romano em 70 d.C. Assim como Cesaréia Marítima, a fortaleza de Massada também é obra de Herodes, o Grande, que antes dos ataques à usava como residência de verão. Outro personagem local é o Tristramid: pássaro dócil da cor preta e asas alaranjadas encontrado somente nesta região. Eles chegam de mansinho e, se oferecermos comida, comem literalmente na nossa mão.
De tarde o grupo foi dispensado para recarregar as energias no spa e nas outras instalações do nosso hotel, porque amanhã começa a etapa final, e mais emocionante, da viagem pela Terra Santa. Primeiro vamos até a cidade natal de Jesus, Belém, para depois seguirmos à capital espiritual do mundo, Jerusalém. É de lá que voltaremos com mais informações e fotos. Combinado? Nos vemos lá!
Como quase tudo que foi construído por Herodes, Massada também virou parque nacional de Israel.
Massada fica a 500 metros acima do nível do Mar Morto.
E a 73 metros acima do nível do mar (original).
Massada
O famoso Tristramid.
E o famoso Seu Alex, convidado de honra desta viagem, completando seu 11ª roteiro da Caminhos.
Escutando as explicações da guia nas ruínas de Massada.
Fim do passeio.
Voltando para O nosso hotel no Mar Morto.
Sem antes pedirmos orientação aos locais.
Instalações do hotel.
17/02/2016
O Ano Santo do Jubileu da Misericórdia não poderia ter começado melhor para a Caminhos. Depois de 13 dias de muita emoção fechamos a programação do 1º grupo de 2016 com chave de ouro, ainda em Jerusalém.
O primeiro passeio do último dia de atividades aconteceu na Piscina de Betesda (onde Jesus curou um paralítico) e na Igreja de Sant’Ana (que segundo a tradição é o local de nascimento da Virgem Maria). Depois percorremos as 14 estações da Via Dolorosa até chegarmos no Monte Calvário, onde refletimos as dores, as chagas e o sofrimento de Jesus ao ser cruxificado. Mas a tristeza foi passageira, porque logo entramos no Santo Sepulcro de onde Cristo saiu ressuscitado:)
E como ninguém é de ferro terminamos o dia fazendo compras no Mercado Árabe: o maior e mais importante de Israel. Agora estamos em nosso hotel arrumando as malas para voltarmos ao Brasil. Obrigado de coração pela companhia durante estes dias. Seus recadinhos fizeram a diferença… E podem continuar fazendo!
Como amanhã vamos pegar a estrada em direção ao Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv, ainda teremos tempo para ler as últimas palavras de carinho enviadas por vocês pelo Facebook da Caminhos, já que os recados do Diário estão temporariamente interditados.
Lembrando que desembarcaremos em São Paulo na sexta, 19, às 7h45 e logo depois em Curitiba, ao meio-dia. A informação completa sobre os voos pode ser revista AQUI. Qualquer mudança de horário informaremos no Diário. Fiquem atentos, fiquem com as fotos, fiquem com Deus…
Piscina de Betesda
Igreja de Sant’Ana
Iniciamos a Via Sacra no Pretório de Pôncio Pilatos.
…
3ª estação: Jesus cai pela primeira vez.
5ª estação: Simão Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz.
6ª estação: Verônica enxuga o rosto de Jesus.
7ª estação: Jesus cai pela segunda vez.
9ª estação: Jesus cai pela terceira vez.
Basílica do Santo Sepulcro
Altar erguido no Monte Calvário.
Local onde foi fixada a cruz de Jesus.
Pedra onde Jesus foi envolto no sudário.
Santo Sepulcro
E muitas compras pra aliviar a tensão, rs.
16/02/2016
Olá povo! Quase uma semana e meia depois de iniciarmos nossa viagem chegamos ao seu ápice: Jerusalém. O passeio na Cidade Luz começou no Monte das Oliveiras, mais especificamente na Igreja da Ascensão, de onde Jesus subiu aos céus após ressuscitar no terceiro dia. Também conhecemos a Igreja do Pater Noster, onde ele ensinou a oração do Pai Nosso aos apóstolos, e o mirante mais famoso do mundo, cuja vista é de arrepiar.
Depois seguimos para o bairro de Ein Karem, que abriga a Basílica da Visitação (construída no local do encontro entre Maria e sua prima Isabel), a Igreja de São João Batista (onde nasceu o primo e precursor de Jesus) e o Yad Vashem (mais conhecido como Museu do Holocausto). Já no Monte Sião visitamos a Igreja de São Pedro em Gallicantu, onde o apóstolo negou Jesus por três vezes e o Cenáculo, onde Cristo realizou sua última ceia.
Terminamos o dia celebrando a última Missa do roteiro, numa das capelas do Cenáculo, e conhecendo a Basílica da Dormição de Maria. Agora fiquem com as fotos. Voltamos amanhã com mais notícias, abraços, até lá!
Família Caminhos no Monte das Oliveiras.
Neste monte também encontram-se a Igreja da Ascensão de Jesus…
E a Igreja (mais a gruta) do Pater Noster.
Horto das Oliveiras
Fonte de Maria
Basílica da Visitação
Igreja de São João Batista
Museu do Holocausto
Homegem do Museu ao médico polônes Janusz Korczak, que morreu tentando salvar crianças judias do Holocausto.
Igreja de São Pedro em Gallicantu
Mais uma caminheira foi solicitada para dar entrevista. Estamos ficando famosos 🙂
Cenáculo, o local da Última Ceia
A última Missa da viagem foi celebrada pelo Pe Alexandre em uma das Capelas do Cenáculo.
Igreja da Dormição de Maria
ATENÇÃO! Continuamos com o problema de segurança nos recados do Diário. Mas não paramos de recebê-los. Enviem suas mensagens de carinho pelo Facebook da Caminhos, ok? Agora sim, abraços, fiquem com Deus!
15/02/2016
Queridos familiares e amigos, hoje partimos do Mar Morto rumo à cidade natal de Jesus, Belém, que fica na Cisjordânia. Iniciamos nossa programação na Igreja de Santa Catarina de Alexandria, anexa à Basílica da Natividade, onde celebramos a Missa de Natal. “Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc 2,11).
Depois visitamos a Basílica propriamente dita e a gruta onde Deus veio ao mundo em forma de menino. Também conhecemos às Grutas dos Inocentes (mortos pelo Rei Herodes) e de São Jerônimo (que traduziu os textos bíblicos do grego, hebraico e aramaico para o latim). Outra gruta visitada foi a do Leite de Maria, que sempre emociona e revigora a fé dos peregrinos que nela entram. Peçam aos caminheiros para lhes contarem a história deste local quando retornarmos da viagem, ok?
Encerramos o dia no Muro das Lamentações, já em Jerusalém, onde vivenciamos as práticas religiosas do povo desta terra. Voltamos amanhã com mais fatos e fotos da Cidade Santa. Abraços, fiquem com Deus!
O Deserto da Judéia foi nosso companheiro durante a viagem entre o Mar Morto e a Cisjordânia.
A celebração da Missa na Igreja de Santa Catarina de Alexandria foi a primeira atividade do dia.
Depois visitamos a Gruta da Natividade…
Onde Maria deu a luz ao Menino Jesus.
O local também serviu de abrigo para a manjedoura.
Gruta dos Inocentes mortos pelo Rei Herodes.
Gruta de São Jerônimo
Gruta do Leite de Maria
Muro das Lamentações
Esqueceram de avisar aos caminheiros que é permitido sorrir no Muro das Lamentações, rs.
Monte do Templo de Jerusalém.
ATENÇÃO PESSOAL! Por problemas de segurança desativamos temporariamente os recados do Diário. Mas continuaremos com a leitura dos mesmos durante a viagem. Aqueles que quiserem mandar palavras de carinho para seus queridos devem fazê-los através do Facebook da Caminhos, comentando na publicação relacionada ao post, ok? Agora sim, abraços, até amanhã!
13/02/2016
Oi pessoal, hoje deixamos a Galiléia em direção à Judéia. Nossa primeira atividade foi em Jericó, a cidade mais antiga do mundo com 11 mil anos de história, onde visitamos o Monte das Tentações (Mt 4,1-11) e o Sicômoro de Zaqueu (Lc 19,1-10). Alguns caminheiros aproveitaram a parada na cidade palestina para andar de camelo, outros preferiram algo mais tranquilo como as compras.
Depois seguimos para Qumran, onde conhecemos a história dos Manuscritos do Mar Morto, que foram encontrados em 1947 por um pastor de cabras. Escritos no tempo de Jesus, eles são as cópias mais antigas da Bíblia que se tem notícia. Terminamos o passeio deste sábado no Mar Morto. Antes de chegarmos ao lago salgado, onde estamos hospedados, muitos foram confundidos com São Tomé, pois não acreditavam que poderiam flutuar nestas águas. Será que o povo boiou? Descubram…
Monte das Tentações
Camelando…
Comprando…
Sicômoro de Zaqueu
Sítio Arqueológico de Qumran
Sítio Arqueológico de Qumran
Foi naquela gruta, incrustada na rocha, que os Manuscritos do Mar Morto foram encontrados.
Entendeu?
Mar Morto
Mar Morto
Voltamos amanhã com mais notícias sobre o grupo do Caminhos da Luz. Esta jornada também pode ser acompanhada em nosso Facebook e Twitter. Abraços e até lá!
12/02/2016
Oi pessoal, tudo bem? Hoje dedicamos o dia à cidade da Sagrada Família: Nazaré. De manhã fomos ao Monte do Precipício, onde contemplamos a beleza do Vale de Jizreel (Jz 6,33), também conhecido como Esdrelon (Jd 1,8) e Armagedon (Ap 16,12-21). Além disso conhecemos a Basílica da Anunciação, construída sobre o local onde Maria recebeu a visita do Anjo Gabriel e aceitou ser a mãe de Deus; a casa de São José e a antiga Sinagoga da cidade, que foi transformada em Igreja Ortodoxa.
De tarde seguimos para o Monte Tabor, a 588 metros acima do nível do mar, para conhecermos o local onde Jesus realizou o milagre da Transfiguração e entendemos porque Pedro disse: “Senhor, é tão bom estarmos aqui” (Mt 17,4). Lá no topo brindamos as emoções vividas na Galiléia, onde Jesus viveu boa parte da sua vida pública e realizou a maioria dos seus milagres. Amanhã seguimos para o Mar Morto. Fiquem com Deus!
Monte do Precipício
Do topo deste monte é possível ver o Vale de Jizreel, onde acontecerá a Batalha Final (Armagedom).
Monte do Precipício
Monte do Precipício
A antiga Sinagoga de Nazaté foi transformada em uma Igreja Ortodoxa.
Estátua da Virgem Maria na Basílica da Anunciação.
Esta é a maior Igreja Católica do Oriente Médio.
No interior da Basílica…
Fica a gruta onde Maria recebeu a visita do anjo Gabriel.
A imagem que adorna o presbitério da Basílica da Transfiguração representa este milagre de Jesus…
Que aconteceu aqui, no topo do Monte Tabor.
Aproveitamos o pôr-do-sol para brindar os nossos últimos momentos na Galiléia.
Acompanhem esta e outras viagens da Caminhos pelo Facebook e Twitter.
11/02/2016
Boa noite Brasil! Hoje nosso dia foi repleto de espiritualidade, emoção e diversão. A programação aconteceu inteiramente na região da Galiléia, onde Jesus realizou a maioria dos seus milagres.
No Monte das Bem Aventuranças refletimos sobre o Sermão da Montanha (Mt 5,1-12). Em Tabgha conhecemos o local onde Cristo multiplicou pães e peixes. No Primado de Pedro, que fica às margens do Mar da Galiléia, compreendemos como viviam seus apóstolos. Já em Cafarnaum, onde Cristo viveu boa parte da sua vida pública, visitamos as ruínas da casa de Pedro e da Sinagoga de Jairo, onde nosso Salvador proclamou “Eu sou o Pão da Vida” (Jo 6,35).
Após almoçarmos o famoso Peixe de Pedro, fizemos um passeio de barco neste mar de água doce e renovamos o Batismo no Rio Jordão. Foi assim que, abençoados, retornamos ao nosso hotel em Tiberíades para descansar. Voltamos amanhã com mais novidades, até lá!
Igreja construída no topo do Monte das Bem Aventuranças, onde Jesus proferiu o Sermão da Montanha.
Tabgha é o local onde Cristo multiplicou pães e peixes.
Igreja Mensa Christi, no Primado de Pedro, vista de dentro.
Igreja Mensa Christi vista de fora.
Este é o local onde Jesus escolheu Pedro para “chefiar” os 12 apóstolos.
Em Cafarnaum, terra natal de Pedro.
Aqui conhecemos as ruínas da Sinagoga de Jairo: uma das mais antigas de que temos notícia.
Este foi o prato principal do nosso almoço.
Depois da refeição seguimos para um passeio de barco no Mar da Galiléia.
O Mar da Galiléia fica a 213 metros abaixo do nível do mar (original).
O passeio foi feito em uma réplica dos barcos usados há 2 mil anos.
Rio Jordão
Renovação do Batismo
Rio Jordão
Encerramos o post de hoje com uma foto de pescadores galileus, como eram os apóstolos, em frente ao nosso hotel.
10/02/2016
Boa noite pessoal! Hoje falamos direto de Tiberíades, cidade que fica às margens do Mar da Galiléia.
Mas nosso dia começou bem mais cedo, lá em Tel Aviv, de onde partimos em direção à Cesareia Marítima para conhecer as ruínas desta importante cidade do Império Romano. Depois seguimos até Haifa, erguida na encosta do Monte Carmelo, para visitar o Centro Mundial Bahá’í, a gruta onde viveu o Profeta Elias e o Mosteiro Carmelita Stella Maris: casa de Nossa Senhora do Carmo e do Escapulário.
Já no fim da tarde chegamos em Caná da Galiléia, onde o Pe Alexandre celebrou nossa primeira Missa na Terra Santa. Justamente no local onde Jesus realizou seu primeiro milagre ao transformar água em vinho durante uma festa de casamento. É por isso que a Igreja das Bodas de Caná é muito procurada por peregrinos que desejam renovar seus votos de Matrimônio.
Não foi diferente com os casais do grupo. A Maria Aparecida e o Silvio; a Cida e o Arnaldo; e a Gislene e o Luiz Carlos também renovaram seus votos e agora estão acomodados com o resto do pessoal no hotel em Tiberíades. Curtam as fotos de hoje que amamhã tem mais 😉
Entrada do Parque Nacional de Cesareia Marítima.
Cesareia foi construída por Herodes, o Grande, para ser a capital do Império Romano na Judéia.
Ela chegou a ter 125 mil habitantes…
Disputando o título de cidade mais importante da região com Jerusalém.
Hoje Cesaréia Marítima é um importante sítio arqueológico…
Localizado na cidade (homônima) com o padrão de vida mais alto de Israel.
Dos jardins suspensos do Centro Mundial Bahá’í é possível ver a cidade e o Porto de Haifa.
A gruta onde viveu o profeta Elias fica no topo do Monte Carmelo.
Igreja das Bodas de Caná
Foi aqui que celebramos a 2ª Missa da viagem e a 1ª na Terra Santa.
Os casais do grupo aproveitaram para renovar as promessas do Matrimônio. Parabéns pra eles 🙂
Vista do nosso hotel, que fica de frente para o Mar da Galiléia. Acompanhem a viagem e outras novidades da Caminhos através do Facebook e Twitter.
09/02/2016
Nosso último dia em solo italiano começou no Vaticano, considerado o menor país do mundo com 440m². Lá conhecemos o Museu da cidade-estado e seus 460 salões repletos de arte. Entre eles a Capela Sistina, que foi pintada por Michelangelo e é frequentada por turistas e cardeais. Esperamos, e rezamos, para que os últimos não voltem tão cedo, rs.
Depois seguimos para a Fontana di Trevi, onde tomamos o famoso gelato e, conforme a tradição, jogamos uma moeda na fonte para voltar algum dia. Também fomos até a Praça da Espanha, a tradicional Via Del Corso e a Praça do Povo, onde foi filmada uma das cenas de Anjos e Demônios.
Nossa última atividade na Cidade Eterna foi a visita à Basílica de São Paulo fora dos Muros. Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, ela é a maior Igreja romana depois da Basílica de São Pedro. E do Aeroporto Leonardo da Vinci, mais conhecido como Fiumicino, seguimos viagem para Tel Aviv, em Israel, onde estamos hospedados.
Agora vamos deixar o JUBILEU DA MISERICÓRDIA em um cantinho dos nossos corações e focar nos passos de Jesus, que vamos refazer nesta Terra Santa. Voltamos amanhã com as histórias…
Museu do Vaticano
Escutando as explicações da guia dentro do Museu.
Maior tapeçaria do Museu.
O passeio pelo centro da Cidade Eterna foi feito a pé.
Quando chegamos na Fontana di Trevi aproveitamos para tomar um gelato…
E apreciar a restauraçao desta belíssima fonte.
Praça do Povo
Basílica de Sao Paulo fora dos Muros
Foi nela que atravessamos a quarta e última Porta Santa romana.
Antes de embarcarmos para Israel, o Pe Alexandre deu uma entrevista para a Rádio Vaticano sobre a importância do JUBILEU.
09/02/2016
Depois de voarmos madrugada afora e descansarmos pela manhã, saímos para um passeio em Tel Aviv: centro financeiro e cultural de Israel, também conhecida como a “Metrópole do Mediterrâneio que nunca dorme”.
Após o almoço seguimos para a cidade bíblica de Jope, que atualmente é um bairro de Tel Aviv. Mas nem sempre foi assim… Antigamente seu porto era o mais importante do país. O tamanho do ex-município também podia ser medido pelas histórias contadas nas Sagradas Escrituras como a luta entre o profeta Jonas e o “grande peixe” (Jn 1,1-15) e a ressuscitação de Tabita por Pedro (At 9,36-46).
Encerramos a programação do nosso primeiro dia na Terra Santa retornando ao hotel para contemplar o belo entardecer, como é possível ver nas fotos. Vamos a elas?
O monumento em forma de baleia é uma homenagem ao profeta Jonas, que foi engolido por um “grande peixe”.
Do monumento é possível ver onde ficava o antigo porto da cidade.
Leitura das escrituras cujas histórias aconteceram em Jope.
Igreja de São Pedro, Jope
…
Tel Aviv vista de Jope.
Mar Mediterrâneo
Nosso hotel em Tel Aviv.
Este pôr-do-sol fechou nosso primeiro dia na Terra Santa com chave de ouro.
Voltamos amanhã para falar dos passeios que faremos em Cesareia Marítima, Haifa e Caná. Não se esqueçam de acompanhar a gente no Facebook e Twitter. Até lá!
07/02/2016
Queridos, iniciamos as atividades deste domingo de carnaval na Basílica de Santa Maria Maior, onde participamos da primeira Missa da viagem, celebrada pelo Pe Alexandre Lopes Alessio, CR. Foi lá, também, que atravessamos a segunda Porta Santa do roteiro. Além desta e da visitada ontem (São João Latrão), existem outras duas Basílicas Patriarcais em Roma: a de São Paulo fora dos Muros e a de São Pedro, no Vaticano.
Depois da Missa seguimos para a Igreja de San Pietro in Vincoli, onde estão as correntes que aprisionaram São Pedro e a estátua de Moisés, esculpida por Michelangelo. O próprio artista, que demorou 30 anos para fazê-la, a considerou sua obra-prima. Encerramos o dia a na Praça de São Pedro, onde recebemos a Benção Papal e rezamos a oração do Angelus com Francisco.
Ah, aproveitamos nossa ida ao Vaticano para atravessar a 3ª Porta Santa, da Basílica de São Pedro, que também é a maior Igreja do mundo e local onde estão as tumbas de diversos Papas, como a de São João Paulo II. Neste período do Ano Santo as filas estão mais longas devido a exposição do corpo de São Padre Pio, que permanecerá em Roma até 11 de fevereiro. Depois ele volta para o Santuário original em San Giovanni Rotondo.
A 2ª Porta Santa da viagem foi atravessada na Basílica de Santa Maria Maior.
Foi nela que o Pe Alexandre celebrou a 1ª Missa da viagem.
Na Igreja de San Pietro in Vincoli conhecemos a obra-prima de Michelangelo, “Moisés”.
Praça de São Pedro, Vaticano.
Francisco deu a tradicional Benção Papal da sacada do seu quarto.
Os telões que estavam espalhados pela praça nos permitiram ver Sua Santidade de perto…
E saudá-lo de uma forma bem brasileira.
A fila para atravessar a 3ª e mais importante Porta Santa da viagem e a mais importante do mundo…
Levou SOMENTE duas horas para ser completada.
Corpo de São Padre Pio exposto na Basílica de São Pedro.
Voltando para o hotel após um dia de muita fé e oração.
Continuem acompanhando a gente pelo Facebook e Twitter. Voltamos amanhã com mais novidades. Até lá 😉
06/02/2016
Saiba como foi nosso primeiro dia na lendária Roma, fundado pelos irmãos Rômulo e Remo.
Boa noite Brasil. Após um descanso (merecido), iniciamos nossa programação em Roma com a visita guiada ao Coliseu, onde aprendemos um pouco sobre este símbolo da Cidade Eterna, construído entre 72 e 80 d.C.
Depois seguimos até a Basílica São João de Latrão: Catedral do Bispo romano, ninguém menos do que o Papa Francisco. Estivemos na Escada Santa, erguida com os degraus que pertenceram ao Palácio de Pôncio Pilatos em Jerusalém, pisados por Jesus durante sua Flagelação no Pretório e trazidos à capital do Império Romano por Santa Helena, mãe do Imperador Constantino. Foram momentos marcantes acompanhados de muita emoção que encerramos ao atravessar a primeira Porta Santa da viagem em busca das Indulgências Plenárias, concedidas pela Misericórdia de Deus, através da Santa Igreja. Vamos as fotos?
Interior do Coliseu
Interior do Coliseu
Coliseu
Escada Santa, erguida próxima à Basílica de São João Latrão.
Olha o tamanho da fila para atravessar a Porta Santa da Basílica Papal em Roma.
Registro histórico do momento em que os primeiros caminheiros atravessaram uma Porta Santa.
Porta Santa da Basílica de São João Latrão, 6/2/2016.
Basílica de São João Latrão
Família Caminhos na Basílica de São João Latrão.
Este senhor posando junto à estátua de São Francisco, de frente para a Basílica, é o convidado de honra do 24º Caminhos da Luz. Coreano de nascença e brasileiro por paixão, ele foi o primeiro caminheiro a completar 10 viagens com a gente. Coincidentemente, o 11º roteiro é o mesmo da 1ª vez, realizado em março de 2008, “mas com o itinerário inverso: começando naTerra Santa e terminando em Roma”, como gosta de ressaltar nosso amigo.
Acompanhe o resto da viagem também pelo Facebook e Twitter da Caminhos. Voltamos amanhã com mais novidades. Abraços!!!
05/02/2016
OI
Passando pra avisar que o grupo acabou de embarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo, com destino a Roma, onde ficará hospedado neste fim de semana para participar do Jubileu da Misericórdia. Amanhã, 6, publicaremos as primeiras fotos da viagem. FIQUEM ATENTOS ao Facebook e Twitter da Caminhos para não perder nada. Recadinhos de familiares, amigos e caminheiros sempre são bem vindos 🙂
Abraços e beijos, aproveitem o carnaval!
ATUALIZADO ÀS 9H DE 6/2:
Chegamos à pouco em Roma, capital e maior cidade da Itália. Estamos todos bem e anciosos pelo primeiro passeio em solo europeu. Voltamos mais tarde com fotos e notícias sobre as atividades do dia. Até lá!
Família Caminhos no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Aeroporto Internacional de Fiumicino, Itália.
Bem vindos a Roma.
05/02/2016
Boa tarde pessoal, tudo bem? A partir de hoje, 2/2, começa o 1º Diário de 2016, o 3º de um grupo formado na Paróquia Imaculada Conceição de Franco da Rocha, SP, e o 21º do Caminhos da Luz: nossa viagem que refaz os passos de Jesus, sua família e apóstolos na Terra Santa (atuais Israel e Cisjordânia).
SENTA QUE TEM MAIS HISTÓRIA. Desde que foi lançado, em março de 2008, este roteiro passou 9x pela Itália e o Vaticano. E a décima não poderia ser mais especial. É o primeiríssimo grupo da Caminhos a participar de um Jubileu da Misericórdia. Clique aqui e fique por dentro deste grande projeto da Igreja Católica e da Sua Santidade, o Papa Francisco.
Enquanto o embarque não chega, os nostalgicos podem matar as saudades das outras viagens organizadas em conjunto com os franco-rochenses nos álbuns do 9º Caminhos da Luz realizado em fevereiro de 2012 e do 9º Caminhos de Maria, que aconteceu em maio de 2014.
Agora vamos ao que interessa… De hoje até sexta, data do embarque, publicaremos informações importantes sobre esta, que é a 24ª edição do Caminhos da Luz para os caminheiros, seus familiares e amigos ficarem por dentro de tudo, como os números e horários de todos os voos da viagem:
Voltamos amanhã para falar dos hotéis onde ficaremos hospedados. Quem quiser também pode acompanhar o Diário desta e de outras viagens da Caminhos pelo Facebook ou Twitter. Abraços em todos, até lá!
03/02/2016
Oi povo, hoje é RÁPIDO E RASTEIRO. Segue, abaixo, a lista dos hotéis onde ficaremos hospedados durante a viagem. Os familiares e amigos devem ficar atentos ao período da estadia em cada um, que pode ser visualisado na primeira coluna.
Aqueles que não conseguirem entrar em contato com seus queridos via WhatsApp, Skype ou outras modernidades tecnológicas, podem ligar para os hotéis e informar o sobrenome do passageiro, que a ligação será transferida para o quarto. Lembrem-se, antes, de quatro PORMENORES:
1º) A diferença do fuso horário brasileiro para o italiano é de 3h, e para o israelense de 4h;
2º) Os xis localizados na coluna dos telefones são os códigos das operadoras, que devem ser digitados entre os zeros e o código dos países (39 no caso da Itália, 972 no caso de Israel);
3º) Ligações internacionais não são baratas;
4º) Trocamos três dos quatro hotéis de Israel por motivos operacionais. O único da programação original que foi mantido é o DAVID DEAD SEA, nosso lar no Mar Morto.
O Papa da Igreja Católica recebeu hoje, 3, um dos papas do futebol, Ronaldinho Gaúcho, que esteve no Vaticano para promover o jogo beneficente FUTEBOL PELA PAZ, que será realizado daqui a três meses com algumas das maiores estrelas mundiais. Conhecendo a paixão que Francisco tem pelo futebol, imaginamos que a resenha tenha sido boa.
Acompanhe esta e outras viagens da Caminhos pelo nosso Facebook ou Twitter. Voltamos amanhã 😉
20/05/2016
De Luiz para asdfasdfasfaefw
26/04/2016
De Luiz para Caminhos
22/02/2016
De Rosana Aparecida Leme para Organizadores