Notícia
Chichén-Itzá: O equinócio da primavera e a Serpente Sagrada
20/03/2015
Caminheiros acompanharão amanhã, 21/03, um fenômeno que não é raro, mas único:
O EQUINÓCIO DA PRIMAVERA EM CHICHÉN-ITZÁ
Por Mateus Leonardi Redivo
O sitio arqueológico e Patrimônio da Humanidade Chichén-Itzá, uma antiga cidade maia localizada no estado mexicano de Yucatán, é palco do fenômeno de luzes e sombras projetado por este povo em homenagem à SERPENTE SAGRADA – deus “da graça” Kukulkán.
A serpente pode ser observada durante o pôr do sol dos equinócios (crédito).
A homenagem ocorreu por volta do século XII dC, quando os maias construíram a Pirâmide de Kukulkán com o objetivo de marcar a passagem do tempo, principalmente dos solstícios e equinócios, importantes para o ciclo agrícola da época. A bela pirâmide, diga-se de passagem, é muito visitada nos dias 20 e 21 de março e setembro, quando a KUKUL (sagrado) KÁN (serpente) desce suas escadas como um raio de luz por entre as sombras.
São sete triângulos de luzes que formam o corpo da serpente, cuja cabeça encontra-se na base da construção. É isso que os 18 passageiros do Caminhos de Guadalupe 2015 verão com milhares de turistas vindos de todos os cantos do mundo. Eles serão os primeiros caminheiros a presenciarem o fenômeno desde 2011, quando lançamos nosso roteiro para o México.
“Até hoje trouxe 108 brasileiros para conhecer Chichén-Itzá, mas desta vez será inesquecível. Presenciar esse fenômeno projetado pelo homem da antiguidade, que depende exclusivamente da posição do sol durante os equinócios, já entrou para a história da Caminhos”, disse o guia da viagem e Diretor de Grupos da operadora, Nelson Redivo.
Alguns dos caminheiros que já passaram por Chichén-Itzá.
Esta é a 5ª edição do Caminhos de Guadalupe, que visita o maior Santuário Católico da América Latina e imerge nas culturas maia e asteca – duas das inúmeras civilizações que habitam o México desde o período pré-colombiano. O próximo grupo deste roteiro, que também passa 3 pernoites em Cancún, embarca em novembro. Mais informações pelo telefone (41) 3018-1571 ou email contato@caminhosviagens.com.br.
Matéria sobre o fenômeno em 2014, feita por uma rede de TV mexicana:
LEIA TAMBÉM