Notícia
Hoje é o dia de Nossa Senhora de Fátima
13/05/2015
Há exatos 98 anos Nossa Senhora aparecia aos pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta pela primeira vez. Erguido no local do encontro, o Santuário de Fátima será visitado por caminheiros na próxima semana.
Por Mateus Redivo
Meio-dia, 13 de maio de 1917. Três crianças apascentavam ovelhas na Cova da Iria – localizada na vila portuguesa de Aljustrel – quando uma “senhora mais brilhante que o sol” apareceu no topo de uma azinheira. As crianças eram os primos Lúcia, Francisco e Jacinta (10, 9 e 7 anos respectivamente) e a senhora, a Mãe de Deus.
A primeira que falou sobre a aparição foi Jacinta. Visivelmente alegre ao longo do dia, a pequena não parava de falar “Que senhora tão linda” até o momento em que confessou à sua progenitora: “Mãe, eu vi Nossa Senhora”.
Essa é a foto mais conhecida dos pastorinhos. Publicada no jornal “O Século” de Lisboa, ela mostra os videntes em frente à casa dos irmãos Francisco e Jacinta. A prima Lúcia é a menina da esquerda.
Ao longo daquele ano Maria conversou outras cinco vezes com as crianças, sempre nos dias 13 com exceção de agosto, quando elas foram “raptadas” pelo administrador da vila que tentou, sem sucesso, acabar com o “espetáculo”. Neste mês o encontro ocorreu no dia 19 em uma propriedade da família, a 500 metros da azinheira.
A última aparição, em 13 de outubro, reuniu 70 mil pessoas no local. Nenhuma delas, além dos videntes, escutou Maria falar “EU SOU A SENHORA DO ROSÁRIO”, mas todas viram o sol dançar impulsivamente por alguns minutos antes de voltar ao lugar. O milagre, previamente anunciado por Nossa Senhora, fez com que todos acreditassem nos pastorinhos.
Caminheiros reproduzem a foto tirada há 98 anos.
Segundo Lúcia, que se tornou freira carmelita e viveu em reclusão até o ano de sua morte (2005), as conversas que ela e seus primos tiveram com Nossa Senhora giraram em torno de um único assunto: a oração. No seu último livro, lançado em 2006, ela escreveu: “No decorrer de toda a Mensagem encontramos um apelo à oração e ao sacrifício, oferecido a Deus por amor e conversão dos pecadores. Para mim, este apelo é a norma básica de toda a Mensagem, que começa por introduzir-nos num plano de fé, esperança e amor”.
A história detalhada desta, e de outras aparições, será contada a partir de domingo, 17, quando embarcaremos na 12ª edição do Caminhos de Maria – viagem que percorre os principais Santuários Marianos da Europa. Além de Fátima também visitamos Zaragoza (NS do Pilar), Lourdes, La Salette e Paris (NS das Graças).
Caminheira na casa de Lúcia.
A sobrinha de Lúcia, Maria dos Anjos, ainda vive no local.
Família Caminhos no Santuário de Fátima em 2012.
RESERVAS E MAIS INFORMAÇÕES
Telefones (41) 3018-1571 e (41) 99803-0006 ou email contato@caminhosviagens.com.br
LEIA TAMBÉM
O dia em que Lourdes virou notícia
Caminhos de Maria: uma viagem pelas aparições de Nossa Senhora