Notícia

O que a Imaculada Conceição e a União Européia têm em comum?

04/05/2016

R: Uma coroa de 12 estrelas.

Por Mateus Leonardi Redivo

Criada em 1950 pelo francês Arsene Heitz, a bandeira da União Européia foi inspirada nas representações da Imaculada Conceição – com destaque para a estátua que fica na Praça da Espanha em Roma, capital da Itália.

Católico natural de Estrasburgo, no leste da França, Arsene participou de um concurso promovido pelo então Conselho da Europa, que procurava um símbolo para representar o continente. Mesmo rejeitando a referência religiosa, a organização que antecedeu a União Européia adotou a coroa de estrelas no dia 8 de dezembro de 1955. Coincidência ou não, esta é a data em que a liturgia católica comemora a solenidade da Imaculada Conceição.

Caminheiros posam com a Imaculada Conceição romana que, segundo nossos guias italianos, é a fonte de inspiração original da bandeira européia.

 

MAS ONDE E COMO SURGIU A IMACULADA CONCEIÇÃO?

Publicada 101 anos antes, em 8 de dezembro de 1854, a bula* Ineffabilis Deus, de autoria do Papa Pio IX, anunciou o dogma** da Imaculada Conceição para confirmar a concepção da Virgem Maria sem a mancha do pecado original. Isso significa que, desde o primeiro instante de sua existência, ela teve uma vida livre de pecados. Quem viaja com a gente no Caminhos de Maria conhece mais sobre este dogma ao visitar Lourdes, na França, onde Nossa Senhora apareceu para uma jovem em fevereiro de 1858 autodenominando-se IMACULADA CONCEIÇÃO.

Estátua de Nossa Senhora exposta na gruta onde apareceu para Bernadette em Lourdes. 

 

SANTA BERNADETTE SOUBIROUS

A jovem chamava-se Marie-Bernard Soubirous ou, simplesmente, Bernadette Soubirous como a conhecemos no Brasil. Pressionada pelas autoridades francesas, incapazes de conter o grande número de peregrinos recém-chegados à cidade de 4 mil habitantes, ela afirmou em depoimento que a tal senhora havia apresentado-se daquela maneira.

Foto de Bernadette ao lado de sua sósia, e caminheira, Mariana Raposo de Faria.

O pároco de Lourdes, Pe Dominique, ficou surpreso com a declaração, já que a família da analfabeta Bernadette era pobre, quase miserável. De acordo com uma fala dele, encontrada no Wikipédia, “seria impossível que Bernadette soubesse ou pudesse ter conhecimento do que significava o dogma, recentemente promulgado pelo Papa”. A condição social da jovem e a incongruência dela ter acesso a informações tão catedráticas como esta, numa época sem telefone (inventando em 1860) e internet (1982), contribuíram para que as aparições de Nossa Senhora em Lourdes fossem autenticadas pela Santa Sé.

Família Caminhos no Santuário de Lourdes.

*Pequena bola de cera usada para lacrar papéis, a bulla (em latim) é uma das inúmeras formas que os Papas têm para apresentar seus documentos pontifícios.

**Doutrina estabelecida por uma religião, ou ideologia, o dogma é considerado ponto fundamental e indiscutível de uma crença. O termo deriva do grego δόγμα, que significa “aquilo que aparenta”. 

 

LEIA TAMBÉM

Uma viagem pela Ave Maria

Hoje é o dia de Nossa Senhora de Fátima

Caminhos de Maria: uma viagem pelas aparições de Nossa Senhora